Marcos de Paula/AE - 23/8/2011
Marcos de Paula/AE - 23/8/2011

Botafogo goleia o Ceará por 4 a 0 no Engenhão e sobe na classificação

Com apoio de seus torcedores, equipe do Rio assume a vice-liderança da Brasileirão

Sílvio Barsetti, Agência Estado

07 de setembro de 2011 | 18h10

RIO - O Botafogo assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro ao golear o Ceará por 4 a 0, nesta quarta-feira à tarde, diante de 42 mil pessoas, que lotaram o Estádio do Engenhão. Com todos os ingressos vendidos uma hora antes do início da partida, uma multidão de torcedores do Botafogo se aglomerou em frente aos portões do estádio, o que acabou em tumulto. Para dispersar os mais exaltados que ameaçavam pular as grades, a Polícia Militar utilizou gás lacrimogêneo.

Alheio à confusão do lado de fora, o Botafogo começou a partida num ritmo acelerado. Não permitia ao Ceará passar do meio de campo. Criou chances, exercendo marcação forte, e aproveitando-se do talento de Elkeson, um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro. Logo aos 5 minutos, o habilidoso meia fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Herrera fazer o primeiro. O atacante dividiu a bola com o zagueiro Fabrício, mas o árbitro disse que assinalaria gol do atacante do Botafogo: 1 a 0.

No momento em que o Ceará tentava se equilibrar no jogo, Fabrício foi expulso, ainda no primeiro tempo, o que deixou para trás a expectativa de uma reação dos visitantes.

A vitória mostrou que o técnico Caio Júnior estava num dia inspirado. No decorrer do segundo tempo, ele substituiu o lateral Márcio Azevedo por Éverton. Na primeira vez que tocou na bola, o reserva cruzou para Herrera ampliar, de cabeça. Depois dos 2 a 0, o jogo ficou mais fácil. Loco Abreu finalizou com precisão, após boa tabela entre Elkeson e Maicosuel, e marcou o terceiro do Botafogo. No fim, Éverton acertou outro cruzamento para Cidinho completar, sem defesa para Diego.

Foi a quarta vitória consecutiva do Botafogo no Campeonato Brasileiro, agora com 40 pontos, e que vai encerrar a rodada com um jogo a menos que seus concorrentes, como o Corinthians.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4 X 0 CEARÁ

Botafogo - Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Éverton); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson (Alex); Herrera (Cidinho) e Loco Abreu. Técnico - Caio Júnior

Ceará - Diego; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Heleno, Eusébio, João Marcos (Cléber) e Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Washington (Edmilson) e Osvaldo. Técnico - Vagner Mancini

Gols - Herrera, aos 5 minutos do primeiro tempo. Herrera, aos 12, Loco Abreu, aos 27, e Cidinho, aos 37 do segundo tempo

Árbitro - Edivaldo Elias da Silva (PR)

Cartões amarelos - Fabrício, Heleno, Herrera, Edmilson, Elkeson e Erivélton

Cartão vermelho - Fabrício

Público - 36.995 pagantes

Local - Estádio do Engenhão, no Rio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.