Anderson Silva/Divulgação
Anderson Silva/Divulgação

Botafogo-PB bate Juventude e é campeão da Série D

Salgueiro e Tupi também garantem acesso

Agência Estado

03 de novembro de 2013 | 20h01

SÃO PAULO - O Botafogo-PB é o campeão do Campeonato Brasileiro da Série D. Depois de uma campanha memorável, com 11 vitórias, dois empates e apenas três derrotas, o time paraibano conquistou o título neste domingo, quando ganhou do Juventude (RS) por 2 a 0, para alegria dos mais de 20 mil torcedores que lotaram o Estádio Almeidão, em João Pessoa. Além dos dois finalistas, o Salgueiro (PE) e o Tupi (MG) garantiram o acesso para a terceira divisão nacional em 2014.

A vitória por 1 a 0 já bastava para o Botafogo ficar com o título inédito para o futebol paraibano. Como tinha vencido o jogo de ida da final por 2 a 1, em Porto Alegre, o Juventude precisava apenas de um empate neste domingo para ser o campeão. Não conseguiu, mas, apesar do vice-campeonato, o clube gaúcho pôde comemorar o acesso para a Série C. Como esperado, o jogo deste domingo começou equilibrado. Mas, aos poucos, o Botafogo foi se soltando, com o apoio de sua eufórica torcida. O primeiro gol saiu aos 20 minutos, com Mário. Ele subiu mais do que a defesa e desviou de cabeça o cruzamento de Pio.

No segundo tempo, o Juventude não teve outra escolha e partiu para o ataque em busca do empate que lhe daria o título. Criou chances, mas abriu espaços para os perigosos contra-ataques dos donos da casa. Aí, já nos minutos finais, o Botafogo marcou o segundo gol, que sacramentou o título. No contra-ataque, Rafael Aidar recebeu livre de marcação e tocou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Airton, aos 46 minutos do segundo tempo. Depois disso, foi só comemorar com a torcida, seja no estádio ou seja nas ruas de João Pessoa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.