
28 de novembro de 2012 | 17h50
SÃO PAULO - O Brasil já sabe que enfrentará a Itália na primeira fase da Copa das Confederações de 2013. O sorteio dos grupos da competição será realizado apenas no sábado, em São Paulo, mas o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, adiantou nesta quarta-feira que brasileiros e italianos ficarão necessariamente na mesma chave - e a outra teria Espanha e Uruguai.
Como anfitrião da competição, o Brasil já estava definido como um dos cabeças de chave. E Valcke revelou nesta quarta-feira que a Espanha, atual campeã europeia e mundial, será a outra. O secretário-geral da Fifa também indicou que seleções do mesmo continente ficarão em grupos diferentes na Copa das Confederações, o que coloca a Itália junto com os brasileiros.
Assim, o Grupo A teria Brasil e Itália, enquanto o B ficaria com Espanha e Uruguai. Resta, portanto, sortear no sábado os outros dois integrantes de cada chave. As demais seleções classificadas para a Copa das Confederações são Japão (Ásia), México (Concacaf) e Taiti (Oceania) - ainda falta definir o representante africano, o que acontecerá em janeiro.
O caminho da seleção brasileira na primeira fase da Copa das Confederações já está definido, faltando apenas apontar os adversários em cada um dos três jogos. O Brasil faz a abertura da competição no dia 15 de junho, em Brasília. Volta a jogar em 19 de junho, em Fortaleza. E disputa a última rodada em 22 de junho, em Salvador.
Por ser a cabeça de chave do outro grupo, conforme Valcke anunciou nesta quarta-feira, a Espanha também já tem seu caminho definido na competição. A estreia espanhola será no dia 16 de junho, no Recife. Disputa a segunda rodada em 20 de junho, no Rio. E encerra sua participação na primeira fase em 23 de junho, em Fortaleza.
Encarada pela Fifa como um teste para a Copa do Mundo que acontecerá no ano seguinte, a Copa das Confederações acontecerá de 15 a 30 de junho de 2013, em seis cidades brasileiras: Rio, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Belo Horizonte. Apesar do sorteio e da consequente definição do calendário de jogos ser apenas no sábado, mais de 120 mil ingressos já foram vendidos.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.