Brasil estreia com goleada de 5 a 0 sobre Camarões no futebol feminino

Marta e Cristiane foram os destaques da equipe na estreia dos Jogos em Londres

estadão.com.br

25 de julho de 2012 | 16h20

CARDIFF - Vice-campeã nas duas últimas olimpíadas, a seleção brasileira de futebol feminino passou fácil pelo primeiro adversário na busca pela inédita medalha de ouro. Nesta quarta-feira, a equipe estreou nos Jogos de Londres com goleada por 5 a 0 sobre Camarões no vazio estádio Millennium, em Cardfiff, mas sob os olhos do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Os gols foram marcados por Francielle, Renata Costa, Marta (dois), e Cristiane.

 

Com o resultado, o time brasileiro terminou a primeira rodada na liderança do Grupo E pelo saldo de gols, já que no jogo inaugural da Olimpíada a anfitriã Grã-Bretanha bateu a Nova Zelândia por 1 a 0, também nesta quarta-feira.

 

O Brasil construiu uma vantagem confortável logo nas suas duas primeiras finalizações. Aos 6 minutos, a meia Francielle cobrou falta direto para o gol e surpreendeu a atrapalhada goleira Ngo Ndom, que esperava o cruzamento na área. Aos 10, a mesma Francielle bateu escanteio na cabeça da zagueira Renata Costa, que escorou firme.

 

Voluntariosa, mas fraca tecnicamente, a equipe africana, estreante no futebol olímpico feminino, só criou uma jogada de ataque em todo o primeiro tempo. Beyene entortou a zaga brasileira na área, mas estragou o lance com um chute fraco e torto para fora.

 

No intervalo, o técnico Jorge Barcellos fez uma mudança no ataque brasileiro: saiu Thaís Guedes e entrou Cristiane, velha parceira de Marta, até então discreta na partida. O entrosamento das duas apareceu logo aos 9 minutos, quando a jogadora cinco vezes eleita a melhor do mundo recebeu passe da companheira diante de Ngo Ndom, e, na dividida com a goleira, tentou cavar uma falta ignorada pela árbitra Jenny Palmqvist, uma exótica sueca de olhos puxados.

 

Aos 27, Cristiane fez outra boa jogada pela esquerda e cruzou para Marta, que foi empurrada pela zagueira. A própria Marta bateu o pênalti no meio do gol, mas Ngo Ndom não conseguiu defender. Sete minutos depois, a camisa 10 retribuiu o presente e deu belo passe para Cristiane driblar a goleia e marcar seu décimo gol em olimpíadas.

 

A dupla estava insaciável. Aos 43, Cristiane fez fila na defesa africana e cruzou para Marta anotar seu segundo gol no jogo e definir a melhor estreia da seleção feminina em suas participações olímpicas.

 

O Brasil volta a campo para a segunda rodada no sábado, às 10h30 (de Brasília), contra a Nova Zelândia. No mesmo dia, Camarões encara a anfitriã Grã-Bretanha às 13h15 (de Brasília).

FICHA TÉCNICA

GOLS: Francielle, aos seis minutos do primeiro tempo, Renata Costa, aos nove do primeiro tempo, Marta, aos 26 e aos 42 do segundo tempo, e Cristiane, aos 33 do segundo tempo

CAMARÕES: Ngo Ndom; Manie, Ejangue, Meffoumetou, Nchout (Enganamount); Bella, Feudjio (Zouga), Beyene, Yango; Ngono Mani e Onguene. . Técnico: Enow Naagatchu.

BRASIL: Andreia Suntaque; Fabiana, Bruna, Erika e Maurine; Renata Costa, Franciellle (Daiane), Formiga (Grazielle) e Ester; Marta e Thais Guedes (Cristiane). Técnico: Jorge Barcellos.

CARTÕES AMARELOS: Formiga (Brasil); Manie e Yango (Camarões)

LOCAL: Millanium Stadium, em Cardiff

ÁRBITRO: Jenny Palmqvist (SUE)

SEGUNDO TEMPO

48min - Fim de jogo. Goleada do Brasil por 5 a 0 foi merecida, principalmente pelo o que a equipe mostrou na etapa final, com a entrada de Cristiane.

47min - Sai Francielle e entra Daiane na seleção brasileira.

44min - Grazielle também tenta o seu, mas chega atrasado.

42min- GOL DO BRASIL. Cristiane mudou mesmo o jogo e melhorou o time com sua entrada. Ela fez uma linda jogada pela esquerda, driblou a goleira e deixou Marta livre para marcar.

38min - Camarões chega com mais um escanteio. Até agora, a seleção africana não fez por merecer o seu gol e foi domidada o jogo todo. 

35min - Grazielle entra no lugar de Formiga.

34min - GOL DO BRASIL. Marta achou Cristiane sozinha na área. Agora a atacante teve calma para driblar a goleira e fazer o quarto gol brasileiro

33min - Cristiane perde gol incrível. Até dominou bem a bola, mas o arremate parou na goleira Ngo Ndom. 

30min - Formiga leva cartão amarelo por falta no meio de campo

27min - GOL DO BRASIL. Marta cobra mal e rasteiro, mas faz a festa.

26min - Cristiane cruza e Marta é derrubada na área. Pênalti para o Brasil bem marcado.

25min- Chute fraco de Nchouth nem assustou a goleira Andreia. A jogada do time, no entanto, foi boa.

23min- Fabiana se choca com Cristiane e cai com dores no ombro. Mas logo se levanta e está tudo bem com ela.

19min- Substituição no Camarões. Entra Zougia e sai Feudjio.

16min - Yango leva cartão amarelo por uma dura dividida. É o segundo amarelo de Camarões.

15min - Bola cruzada na área e Marta quase chega. Ta faltando pouco para o Brasil marcar mais um.

10min - Brasil volta a ter o domínio do jogo e quem perde o gol agora é Maurine

9min - Marta aparece livre, mas erra o chute e a bola vai para fora. 

6min - Brasileiras chegam com perigo em duas cobranças de escanteio

4min - A seleção de Camarões volta com um pouco mais de ofensividade, mas lhe falta competência a precisão nos passes.

Times já estão em campo. Cristiane entrou no Brasil, no lugar de Thais. E a bola rola para os 45 minutos finais.

INTERVALO

Antes de irem para o vestiário, as jogadoras de Camarões se reuniram rapidamente em campo para conversar. Brasileiras foram direto para o vestiário.

PRIMEIRO TEMPO

45min - Fim do primeiro tempo. Brasil jogou melhor, só tomou alguns sustos no início do jogo e conseguiu seus gols em jogadas de bola parada. Com mais tranquilidade, tem chance de fazer outros gols na etapa final.

43min - Bola alçada na área do Brasil e Andreia manda a bola para escanteio. 

41min - Onguene arranca aplausos da torcida com uma bela jogada pela esquerda. Os dribles foram bons, mas o arremate... Errou.

38min - Ester tenta de longe de novo e a goleira Ngo Ndom quase frangou. Escanteio para o Brasil

37min - Time brasileiro trabalhou bem a bola, mas quando ela chegou para Fabiana na direita a assistente anotou impedimento

35min - Só falta um pouco mais de tranquilidade para o Brasil fazer outro gol. Bruna arriscou de muito longe, quando poderia ter ido mais para frente.

33min - A seleção de Camarões está com dificuldades para trabalhar a bola e chegar ao ataque. E tenta se fechar para não ser mais vazada.

29min - Brasil está bem melhor no jogo e já toca a bola com mais tranquilidade. Se apertar um pouco mais chegará ao terceiro gol.

26min - Nova falta para o Brasil, mas desta vez Francielli erra o alvo e a bola vai por cima.

24min - Brasileiras tocam bem a bola e Marta faz ótima jogada pela esquerda. Só faltou alguém para finalizar.

20min - Em uma jogada bem trabalhada pela esquerda, Ester chuta para fora.

19min - Formiga chuta de longe, mas a bola sobe muito.

17min - Brasil perde mais uma bola no meio. Apesar da boa vantagem no placar, time brasileiro ainda não está tão solto em campo.

12min - Onguene dá uma correria pela direita, passa pela adversária e cruza na área, mas ninguém alcança.

10min- GOL DO BRASIL. Francielle cobra escanteio e Renata Costa sobe sozinha para fazer o segundo gol. A goleira rival nem pulou.

6min - GOL DO BRASIL. Francielle cobra falta no canto direito e comemora bastante

5min - Formiga vai bem pela esquerda e é derrubada. Manie leva cartão amarelo.

2min - Camarões chega com perigo nas bolas cruzadas. Zaga brasileira se segura.

Times já estão em campo para a estreia na Olimpíada de Londres. E começa o jogo.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.