Eduardo Nicolau/AE
Eduardo Nicolau/AE

Brasil garante classificação e Itália se complica com empate neste domingo

Luís Fabiano desencanta e marca um golaço; no grupo F, Azzurra decepciona mais uma vez e Paraguai vence

Eric Akita, do Estadão.com.br

20 de junho de 2010 | 18h07

SÃO PAULO - A rodada deste domingo, 20, proporcionou emoções distintas na África do Sul para torcedores dos dois maiores campeões de Copa do Mundo. A pentacampeã seleção brasileira viu o artilheiro Luís Fabiano desencantar na vitória sobre Costa do Marfim no Soccer City, em Johannesburgo. Já atetracampeã Itália repetiu o fraco futebol apresentado na estreia e ficou apenas num decepcionante empate com a Nova Zelândia em Nelspruit.

Veja também:

mais imagens GALERIA - Imagens do jogo Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

mais imagens GALERIA: Imagens de Itália 1 x 1 Nova Zelândia

mais imagens GALERIA: Imagens de Paraguai 2 x 0 Eslováquia

especial CRONOLOGIA: Copa, dia a dia

tabela TABELA - Jogos | Classificação | Simulador | 

 

Bom futebol e vaga - Com um meio-campo mais entrosado e criativo, o Brasil conseguiu domar as feras de Costa do Marfim, vencendo por 3 a 1 . Com a segunda vitória, os brasileiros garantiram matematicamente a classificação para a fase de oitavas de final. Apesar do bom a seu favor, o Brasil teve duas baixas no confronto contra os marfinenses. No segundo tempo, Elano deixou o campo após sofrer entrada desleal de Tiote e Kaká, depois de atingir com o braço Keita, acabou recebendo o segundo cartão amarelo na partida, sendo expulso pelo árbitro francês Stephane Lannoy.

 

Azzurra decepciona, de novo - Um gol sofrido em lance de bola parada logo nos minutos iniciais do jogo foi um banho de água fria na Itália no confronto contra a zebra Nova Zelândia. Mesmo conseguindo o empate ainda no primeiro tempo, a Azzurra pecou nas finalizações e não conseguiu mudar o placar de 1 a 1, somando apenas seu segundo ponto na Copa do Mundo. Para conquistar a classificação para as oitavas de final, os italianos entrarão em campo na terceira rodada pressionados pela necessidade de vencer a Eslovênia.

 

Paraguai quase garantido - O técnico Gerardo Martino ousou ao escalar um Paraguai bastante ofensivo e viu a equipe vencer a Eslováquia por 2 a 0 em Bloemfontein, resultado que representa um passo importante para a seleção sul-americana rumo às oitavas de final da Copa. O trio de atacantes Valdez, Barrios e Santa Cruz criou várias oportunidades ofensivas, mas coube a dois meio-campistas Riveros e Vera a missão de marcar os gols da vitória.

 

Motim francês - Depois da dispensa do atacante Anelka, que dirigiu ofensas ao técnico Raymond Domenech, a seleção francesa viu neste domingo outra confusão minar o clima já ruim na disputa da Copa. O lateral-esquerdo, e capitão, Evra discutiu com o preparador-físico da seleção, o que culminou na decisão dos jogadores em cancelarem o treino.

 

PERSONAGEM DO DIA. Kaká

O camisa 10 da seleção brasileira mostrou evolução em campo, mais participativo e dando assistência para um dos gols de Luís Fabiano e de Elano. Mas sua atuação acabou manchada pela expulsão no segundo tempo. Kaká recebeu dois cartões amarelos por entradas duras nos adversários e desfalcará o Brasil na partida contra Portugal que deverá definir a liderança do grupo G.

 

CRAQUE DO DIA. Luís Fabiano

Com dois belíssimos gols, um deles com direito a dois chapéus dentro da área adversária, o centroavante Luís Fabiano foi o destaque da seleção brasileira na vitória contra Costa do Marfim. De quebra, o craque do Sevilla encerrou um jejum de mais de nove meses sem marcar gol com a amarelinha.

 

PERNA DE PAU DO DIA. Marcelo Lippi

O decepcionante empate com a Nova Zelândia coloca mais pressão sobre o técnico italiano, que, ao escalar três atacantes neste domingo, deixou mais uma vez enfraquecido o meio-campo da Azzurra, que sofre com a ausência do titularíssimo Pirlo, contundido. Lippi e seus comandados vão para a terceira rodada precisando de uma vitória sobre a Eslováquia para assegurar uma das vagas do grupo F na fase de oitavas de final da Copa.

 

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.