Brasil já mira Argentina por título na Copa do Mundo sub-20

Jogadores tentam o quinto título da competição e encostar no rival histórico, que soma seis conquistas

AE-AP, Agencia Estado

15 de outubro de 2009 | 10h02

Ali Haider/EFE

O Brasil enfrenta Gana nesta sexta-feira, na cidade do Cairo, no Egito, na final da Copa do Mundo sub-20, disposto a conquistar o seu quinto título da competição e, com o feito, ficar bem próximo do recorde de seis conquistas da Argentina, que possui a hegemonia no torneio.

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

"Nós estamos trabalhando duro para fazer esse sonho acontecer e seria ótimo ficar apenas um título atrás da Argentina", afirmou o goleiro Rafael, que tentará parar, nesta decisão, o artilheiro disparado do sub-20, Adiyiah, com oito gols marcados até aqui.

Gana, por sua vez, buscará o seu primeiro título da Copa do Mundo sub-20 depois de ter caído na decisão diante do próprio Brasil, em 1993, e da Argentina, em 2001. Pelo fato de o rival africano nunca ter sido campeão e o Brasil já ter levantado a taça quatro vezes, o técnico da seleção brasileira, Rogério Lourenço, admitiu que a pressão maior por uma vitória recai sobre os brasileiros.

"É claro que há pressão para vencer. Qualquer um que treina o Brasil sabe disso", disse o comandante, que aposta em um futebol "melhor de se ver" na decisão, pois terá pela frente uma equipe que também tem forte vocação ofensiva.

O Brasil venceu o Mundial Sub-20 pela última vez em 2003 e uma nova vitória na decisão desta sexta-feira significará a hegemonia do futebol sul-americano nesta década, já que a Argentina foi campeã de todas as outras edições da competição no período, disputadas em 2001, 2005 e 2007.

A força defensiva também é uma das armas do Brasil na decisão contra Gana. O país sofreu apenas três gols até agora no Mundial Sub-20, enquanto o adversário já levou oito, sendo quatro deles nos últimos dois jogos. O time africano, porém, ostenta o melhor ataque da competição, com 16 gols, contra 14 feitos pelos brasileiros.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolMundial Sub-20BrasilGana

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.