Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Brasil mostra preocupação com experiência e versatilidade do Peru

Auxiliar técnico Cléber Xavier destaca trabalho de Ricardo Gareca, que comanda o rival há quatro anos

Gonçalo Junior, O Estado de S.Paulo

22 de junho de 2019 | 09h00

Cléber Xavier, auxiliar técnico da seleção brasileira, mostra preocupação com a experiência e a versatilidade do Peru, adversário que enfrenta o Brasil neste sábado, na Arena Corinthians, na última rodada da fase de grupos da Copa América.

“O Ricardo Gareca (técnico da seleção peruana) tem domínio da seleção e já trabalha lá há quatro anos. É um time experiente. Temos muito respeito aos jogadores mais experientes como Guerrero e Farfán, por exemplo, atletas que possuem uma rodagem maior”, afirmou o treinador em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira. “Nós vencemos o último jogo, mas qualquer uma das duas equipes poderia ter vencido”, completou o auxilar, referindo-se à vitória por 2 a 0 em novembro de 2016, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018.

Um dos pontos fortes da seleção peruana é a manutenção da base. Dos 11 titulares da vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia, no último jogo, apenas os zagueiros Zambrano e Abram não estiveram na Copa da Rússia, em 2018, quando o Peru encerrou um jejum de 36 anos sem disputar um Mundial.

A equipe peruana vai além do atacante Paolo Guerrero, que hoje no Inter e já passou por Corinthians e Flamengo. O time tem coadjuvantes como Cueva, ex-São Paulo e atualmente no Santos, e o veterano Farfán, de 34 anos.

Xavier afirma que o rival deste sábado apresenta um estilo dinâmico, que pode ser comparado aos dois primeiros rivais do Brasil: Bolívia e Venezuela. “É um mistura da Bolívia, que jogou mais retraída e dificultando a entrada dos nossos atacantes, e da Venezuela, que procurava explorar os contra-ataques”, compara o auxiliar. “Nós trabalhanos nosso setor defensivo para que seja cada vez mais seguro e também o processo ofensivo, para que seja mais efetivo”, revelou o auxiliar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • Raí valoriza montagem do elenco do São Paulo para o Brasileirão
  • Em crise, Figueirense se movimenta para evitar novo W.O.
  • Corinthians, Palmeiras e São Paulo tem as melhores defesas do Campeonato Brasileiro
  • Podcast: personalidades do esporte analisam a situação do futebol no Brasil
  • Bruno Henrique vibra com gols no Maracanã: 'Semana mais feliz da minha vida'

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.