
22 de junho de 2018 | 13h00
A vitória sobre a Costa Rica por 2 a 0 fez com que a situação do Brasil ficassse melhor, mas a seleção brasileira ainda precisa ficar em alerta para evitar um vexame histórico na Copa do Mundo da Rússia. Na quarta-feira, o time comandado por Tite volta a campo para enfrentar a Sérvia na busca pela classificação e também para evitar a eliminação na primeira fase, algo que aconteceu pela última vez há 52 anos.
+ Presidente da CBF se envolve em confusão na Rússia e torcedor acaba em hospital
+ Sem dinheiro, garoto de 8 anos desenha seu próprio álbum de figurinhas
+ Agência antidoping dos EUA pede testes contra Rússia na Copa
Na Copa de 1966, na Inglaterra, a seleção brasileira chegou empolgada por ter sido a última campeã - venceu em 1962, mas fracassou ainda na primeira fase. Na estreia, chegou a vencer a Bulgária por 2 a 0, mas depois perdeu para Portugal e Hungria, ambos por 3 a 1, e deu adeus ao torneio mundial.
Sim. O Brasil ainda foi eliminado na primeira fase em uma outra oportunidade. O fato ocorreu em 1930, quando bateu a Bolívia, mas caiu diante da Iugoslávia. Em 34, a competição foi disputada em mata-mata e o time brasileiro foi eliminado na primeira fase diante da Espanha.
Vale lembrar que os classificados para as oitavas de final podem ser definidos através da quantidade e da forma com que foram tomados cartões amarelos e cartões vermelhos durante os três primeiros jogos da primeira fase do Mundial da Rússia. Pela primeira vez, a Fifa usa o Fair play como critério de desempate em caso de igualdade de pontos entre as seleções. Veja mais aqui.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.