Brasil pode cair no grupo da morte; veja como será o sorteio da Copa de 2014

Itália, França, Inglaterra, Holanda ou Portugal podem enfrentar a seleção já nas rodadas iniciais

Jamil Chade, O Estado de S. Paulo

18 de outubro de 2013 | 13h05

GENEBRA - Se a polêmica envolvendo os cabeças de chave pelo ranking da Fifa está dando muita discussão, futebolisticamente a Copa do Mundo em 2014 pode ser uma das mais disputadas. Se confirmada a classificação do Uruguai, que disputa repescagem contra a Jordânia, a seleção brasileira pode enfrentar Itália, Holanda, França, Portugal ou Inglaterra já nas primeiras rodadas.

Na prerrogativa de que as melhores seleções no ranking da entidade são as melhores, equipes menos tradicionais como Suíça, Bélgica e Colômbia estarão no primeiro pote da competição. No segundo pote, Estados Unidos, México (caso passe da Nova Zelândia na repescagem) e Japão aparecem como as mais fortes. No pote três, Chile e Equador soam como boas apostas, mas por serem da América do Sul, não podem enfrentar a seleção canarinho na fase de grupos. Assim, quem aparece como principais potências são as africanas Gana e Costa do Marfim, que devem garantir suas vagas na Copa, contra Egito e Burkina Faso, respectivamente. Ainda neste pote, pode entrar uma seleção europeia, caso o Uruguai confirme sua vaga diante da Jordânia.

O pote quatro é o grande mistério até então. As partidas da repescagem europeia, marcadas para 13 a 19 de novembro, vão definir os últimos classificados para o Mundial. Dentre as principais seleções, França e Portugal ainda possuem chances de garantirem vaga. Já classificadas, Itália e Inglaterra podem estar no grupo da morte da Copa do Mundo. O sorteio, que vai ocorrer na Costa do Sauípe, na Bahia, esta marcado para o dia 6 de dezembro.

Tudo o que sabemos sobre:
Fifacopa 2014copa do mundo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.