Lluis Gene/ AFP
Lluis Gene/ AFP

Brasil pode enfrentar um campeão mundial já na fase de grupos da Copa

Espanha ou Inglaterra podem cruzar com a seleção brasileira na primeira fase

Jamil Chade, Estadão Conteúdo

29 Novembro 2017 | 12h30

O sorteio para a Copa do Mundo pode resultar em uma chave das mais difíceis para o Brasil, já na fase de grupos do Mundial de 2018, na Rússia. Seleções como o da Espanha e a da Inglaterra poderiam fazer parte dos primeiros confrontos da seleção comandada pelo técnico Tite.

+ Às vésperas do sorteio da Copa, dinheiro curto leva tensão à Rússia

+ Rússia dá salvo conduto para membros da Fifa e estende tapete vermelho a cartolas

Nesta quarta-feira, numa simulação e ensaio geral do que será o sorteio da Copa marcado para sexta-feira, o Brasil ficou num grupo difícil, com Inglaterra, Dinamarca e Marrocos. Mas outras seleções também encontrariam dificuldades. O Uruguai, pela simulação, enfrentaria de cara a Alemanha. Argentina e Espanha ficariam ainda em outro grupo.

Pelas novas regras estabelecidas pela Fifa, as 32 seleções classificadas serão distribuídas em quatro potes, cada uma com oito países.

+ Antes de sorteio, Copa de 2018 tem mais de 742 mil ingressos vendidos

+ Fifa diz que não existe doping generalizado no futebol da Rússia

No pote número 1 estão a Rússia e os sete melhores classificados no ranking da Fifa. Isso inclui Brasil, Alemanha, Portugal, Bélgica, Polônia, França e Argentina. Cada uma dessas seleções, portanto, ficará em um grupo diferente.

No pote número 2 estarão as oito seleções seguintes no ranking. Isso inclui Uruguai, México, Croácia, Colômbia, Inglaterra, Suíça, Espanha e Peru.

Pelas regras da Fifa, porém, seleções de uma mesma região do mundo não poderão ficar no mesmo grupo. Assim, fica já descartada a presença de Peru, Uruguai e Colômbia com o Brasil. Do pote 2, portanto, poderiam cair no grupo de Tite os times do México, Croácia, Inglaterra, Suíça ou Espanha.

No pote 3 estarão as seleções da Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Irã e Senegal. Qualquer um deles pode ser sorteado para entrar no grupo brasileiro.

Por fim, o pote 4 conta com as seleções classificadas com posições mais baixas no ranking: Sérvia, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Panamá, Marrocos, Japão, Austrália e Nigéria.

Outra definição que sairá do sorteio é o calendário de jogos. Dependendo do grupo, o Brasil descobrirá em quais cidades jogará. Além de Moscou, o torneio ocorre em São Petersburgo, Kalingrado, Kazan, Samara, Nizhny, Volgograd, Saransk, Rostov e Sochi.

A CBF, porém, já definiu que Sochi, no sul do país, será a base da seleção durante a Copa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.