Goran Tomasevic/Reuters
Goran Tomasevic/Reuters

Brasil reencontra Costa Rica pela final do Mundial sub-20

É a segunda vez que as duas seleções se enfrentam neste torneio, agora pela semifinal, às 15 horas

EFE

12 de outubro de 2009 | 14h27

O Brasil entra em campo nesta terça-feira, às 15 horas de Brasília (com acompanhamento do estadao.com.br), brigando por uma vaga na final da Copa do Mundo sub-20 de futebol diante de um adversário conhecido: a Costa Rica, que enfrentou na estreia da competição disputada no Egito.

Veja também:

especialCOPA DO MUNDO SUB-20 - Leia mais do torneio

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

As duas equipes se encontraram no fim de setembro, ainda pelo grupo E da primeira fase, e os brasileiros ganharam por 5 a 0, com direito a dois gols do atacante Alan Kardec.

Entretanto, o técnico Rogério Lourenço afirmou que este jogo no Cairo será "diferente" em relação ao primeiro, já que os costarriquenhos ganharam confiança na competição ao tirarem os anfitriões nas oitavas-de-final.

Para o atacante Maicon, autor dos dois gols da virada sobre a Alemanha nas quartas, a história "será completamente distinta". "Não acho que os costarriquenhos voltarão a cometer os erros que cometeram na primeira partida", comentou o jogador do Fluminense.

Rogério Lourenço terá as voltas do zagueiro Rafael Tolói e do volante Souza, que estavam suspensos, e do volante Maylson, que ficou fora por estar gripado.

O único desfalque será o lateral-direito Douglas, por acumulação de cartões amarelos contra a Alemanha. Seu substituto será Wellington Júnior.

A seleção brasileira vem de uma classificação dramática diante da Alemanha, que saiu à frente no placar e acabou perdendo de 2 a 1. O Brasil empatou pouco antes do fim e só virou na prorrogação.

A história é semelhante para a Costa Rica, que ganhou dos Emirados Árabes pelo mesmo placar de 2 a 1. Uraña marcou no penúltimo minuto do tempo extra e levou o país a ficar entre os quatro melhores do torneio.

O treinador da seleção, Ronald González, sabe bem das dificuldades de enfrentar os brasileiros, que tentam o quinto título mundial sub-20.

"Aprendemos que, contra o Brasil, é preciso jogar 95 minutos concentrados e que a equipe tem de ser muito segura e compacta. Estamos muito felizes com a campanha obtida até o momento", comentou o técnico, que promete uma equipe fechada na defesa.

"Não quero renunciar ao ataque, mas só o farei no momento adequado", ressaltou González, que terá os desfalques de Gamboa e Oviedo no Estádio Internacional do Cairo.

Na outra semifinal, Gana enfrenta a Hungria. O jogo será às 11h30, antes do confronto entre brasileiros e costarriquenhos. Vice-campeões em 2001, os africanos aparecem como favoritos.

BRASIL X COSTA RICA

Brasil - Rafael; Wellington Júnior, Dalton, Rafael Tolói e Diogo; Maylson, Souza, Paulo Henrique Ganso, Giuliano e Alex Teixeira; Alan Kardec. Técnico: Rogério Lourenço.

Costa Rica - Alvarado; Mena, Roy Smith, Madrigal e Leal; Blanco, Estrada, Hernández e Guzmán; Ureña e Martínez. Técnico: Ronald González.

Árbitro - Alberto Undiano Mallenco (ESP)

Início - 15 horas (de Brasília)

TV - Band e SporTV

Estádio - Port Said, em Port Said (Egito)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.