Brasil supera Costa Rica e faz final do Mundial Sub-20

Não foi nem de longe fácil como na primeira fase, mas o Brasil conseguiu nesta terça-feira superar novamente a Costa Rica para avançar à final do Mundial Sub-20. Depois de golear os costarriquenhos por 5 a 0 na estreia da competição, a seleção brasileira encontrou dificuldade na partida válida pelas semifinais e só triunfou com uma vitória magra, por 1 a 0, graças ao gol de Alan Kardec.

AE, Agencia Estado

13 de outubro de 2009 | 17h31

Assim como a partida desta terça, a final do Mundial Sub-20 também será disputada na cidade do Cairo. Na decisão, o Brasil enfrentará a seleção de Gana, que venceu a Hungria por 3 a 2 nas semifinais. Em busca do quinto título do torneio, a seleção encara um adversário conhecido, sobre o qual já foi campeã em 1993. Além disso, Gana também foi vice em 2001, quando perdeu para a Argentina.

Mesmo vindo de uma vitória difícil contra a Alemanha, conquistada apenas na prorrogação, o Brasil tinha amplo favoritismo no jogo desta terça, já que a Costa Rica teve um caminho mais fácil nas quartas, passando pelos Emirados Árabes Unidos. Invicto na competição, o time brasileiro teve o domínio do primeiro tempo, mas não conseguiu refletir em chances de reais de gol.

Na segunda etapa, o técnico Rogério Lourenço logo fez duas modificações, colocando Renan e Bruno Bertucci nos lugares de Maylson e Diogo. O panorama do jogo não mudou de imediato, mas o Brasil melhorou aos poucos e achou o gol da vitória aos 22 minutos. Bertucci cruzou da esquerda, Alex Teixeira desviou de cabeça na área, e Alan Kardec pegou de primeira, quase sem ângulo.

O gol foi o quarto do atacante no Mundial Sub-20, o que levou Kardec para a vice-artilharia da competição. O maior goleador é justamente do adversário brasileiro na final. Adiyiah marcou duas vezes por Gana nesta terça e já tem oito gols.

Após fazer 1 a 0, o Brasil teve mais facilidade para controlar o jogo. Sem se arriscar tanto no ataque, a seleção segurou bem a vitória até os minutos finais, quando não pôde evitar a pressão do adversário. Aos 40 minutos, a Costa Rica chegou bem perto do empate. Guzman cobrou falta rasteira na frente da área e a bola passou perto da trave, assustando o goleiro Rafael.

Agora, o Brasil volta a campo no Egito para decidir o título apenas na sexta-feira. Às 15 horas (de Brasília), a equipe brasileira encara Gana em busca do pentacampeonato. A disputa pelo terceiro lugar do Mundial Sub-20 acontece na preliminar da final, entre Hungria e Costa Rica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.