Brasil vence África do Sul com gol nos minutos finais

O Brasil sofreu, mas conseguiu se classificar para a decisão da Copa das Confederações ao vencer a África do Sul por 1 a 0, graças a um gol marcado por Daniel Alves, em cobrança de falta, aos 42 minutos do segundo tempo. A final, contra os Estados Unidos, será disputada no domingo, a partir das 15h30 (horário de Brasília), em Johannesburgo.

AE, Agencia Estado

25 de junho de 2009 | 17h40

Apesar da vitória, a equipe teve atuação apagada, muito inferior ao das partidas contra Itália e Estados Unidos. A marcação da seleção sul-africana atrapalhou a criação de jogadas do Brasil, que quase sempre parou no sistema defensivo adversário. Além disso, a seleção sofreu com certa ousadia da África do Sul, principalmente em finalizações de fora da área.

A seleção brasileira sofreu para sair da forte marcação imposta pela África do Sul nos minutos iniciais. E as duas primeiras chances de gol foram da África do Sul, mostrando que o time de Dunga encontrava dificuldades para encaixar a marcação sobre os jogadores ofensivos.

Aos 12 minutos, André Santos perdeu a bola para Gaxa, que chutou cruzado, rente à trava direita de Júlio César. Aos 20, Modise cobrou falta e Mokoena, livre, cabeceou para fora, assustando o goleiro brasileiro.

Jogador mais participativo do Brasil, ao lado de André Santos, o volante Ramires finalizou, sem perigo, aos 21 minutos. Mas foi novamente a África do Sul que chegou com mais perigo em jogada de bola parada. Aos 29, Tshabalala cobrou falta com força e Júlio César espalmou.

O Brasil melhorou nos 15 minutos finais da primeira etapa e enfim criou boas jogadas. Aos 33 minutos, André Santos finalizou de fora da área e Khune defendeu. Kaká passou a aparecer mais no jogo. Aos 37, ele passou por um adversário e chutou rente ao travessão sul-africano. Aos 41, Kaká puxou um contra-ataque e bateu rasteiro, mas Khune evitou o gol.

A África do Sul teve a última oportunidade do primeiro tempo em nova finalização de fora da área. Piennar, aos 42 minutos, chutou forte e a bola passou perto da trave esquerda defendida por Júlio César.

O Brasil começou o segundo tempo trocando passes no meio-de-campo, mas, sem criatividade, pouco ameaçava a África do Sul. A equipe da casa, então, começou a se arriscar mais e conseguiu sufocar a equipe de Dunga em alguns momentos. Aos 12 minutos, Modise finalizou, a bola desviou em Luisão e mudou de direção, obrigando Júlio César a fazer grande defesa.

Depois desse susto, o Brasil tentou reagir capitaneado por Luís Fabiano. Aos 17 minutos, ele recebeu de Gilberto Silva, passou por um zagueiro e chutou para defesa de Khune. Na jogada seguinte, o centroavante da seleção brasileira cruzou para Robinho, que tentou finalizar com um voleio, mas não teve sucesso.

A partida esfriou depois dos 25 minutos, já que o Brasil tinha dificuldades para superar a marcação adversária, enquanto a África do Sul adotou uma postura mais defensiva. Mas o gol da vitória e da classificação brasileira saiu aos 42 minutos. Ramires sofreu falta na entrada da área e Daniel Alves, que havia entrado no lugar de André Santos, cobrou com perfeição, no canto do gol esquerdo defendido por Khune. Nos minutos finais, o goleiro sul-africano evitou gol de Luís Fabiano.

Ficha técnica:

Brasil 1 x 0 África do Sul

Brasil - Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos (Daniel Alves); Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Kleberson). Técnico: Dunga.

África do Sul - Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Dikgacoi, Mhlongo, Pienaar (Van Heerden) e Tshabalala (Mashego); Modise (Mphela) e Parker. Técnico: Joel Santana.

Gol - Daniel Alves, aos 42 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos - Felipe Melo, André Santos, Daniel Alves (Brasil); Masilela (África do Sul)

Árbitro - Massimo Busacca (Suíça)

Público - 48.049 torcedores

Renda - Não disponível

Local - Estádio Ellis Park, em Johannesburgo (África do Sul).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.