Brasil vence nos pênaltis e vai à semifinal no Sub-20

O Brasil está na semifinal do Mundial Sub-20. Sob o olhar de Mano Menezes, técnico da seleção principal, que estava neste domingo no estádio em Pereira, na Colômbia, o time brasileiro se classificou com a vitória sobre a Espanha nos pênaltis, por 4 a 2, após um empate de 1 a 1 no tempo normal e outro 1 a 1 na prorrogação.

AE, Agência Estado

14 de agosto de 2011 | 22h41

Na semifinal marcada para quarta-feira, novamente na cidade de Pereira, o adversário do Brasil será o México, que garantiu a sua classificação na noite do último sábado, quando eliminou a anfitriã Colômbia. Nas quartas de final do Mundial, a seleção mexicana ganhou dos colombianos, em Bogotá, por 3 a 1.

Antes do duelo deste domingo, Brasil e Espanha já tinham se enfrentado em duas finais de Mundial Sub-20, em 1985, na União Soviética, e em 2003, nos Emirados Árabes Unidos, quando a seleção brasileira conquistou dois de seus quatro títulos na história da competição - os espanhóis foram campeões uma única vez, em 1999.

No tempo normal, o Brasil começou melhor e, mesmo debaixo da forte chuva que caiu na primeira etapa em Pereira, abriu o placar aos 34 minutos. No lance do gol, Henrique chutou da entrada da área e mandou a bola no travessão espanhol. No rebote, Willian José só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Depois do gol, o Brasil teve boas chances para ampliar a vantagem ainda na etapa inicial, mas não conseguiu. Aí, já no segundo tempo, a Espanha conseguiu reagir. Aos 11 minutos, Hugo Mallo fez um bom cruzamento para a área e Rodri se antecipou à defesa brasileira para marcar de cabeça, empatando a partida.

Na prorrogação, o Brasil voltou a sair na frente, com o gol de Dudu aos nove minutos, após boa tabela com Henrique. Mas a Espanha empatou ainda no primeiro tempo: aos 11, Vazquez aproveitou um cruzamento na área brasileira e deixou tudo igual no placar. Assim, a decisão da vaga foi mesmo para os pênaltis.

Nos pênaltis, o goleiro Gabriel defendeu logo a primeira cobrança espanhola, de Amat. E depois ainda pegou mais uma, de Vazquez. Do outro lado, todos os brasileiros fizeram gol - Casemiro, Danilo, Henrique e Dudu -, garantindo a vitória por 4 a 2 e a classificação para a semifinal do Mundial.

MAIS DUAS SELEÇÕES SEGUEM VIVAS - A outra semifinal do Mundial Sub-20 também acontecerá na quarta-feira, em Medellín. A França se classificou neste domingo, ao vencer a Nigéria na prorrogação, e vai enfrentar Portugal, que tinha eliminado a Argentina, na noite do último sábado, após a decisão por pênaltis.

Na classificação francesa, neste domingo, em Cali, houve empate de 1 a 1 no tempo normal, quando Lacazette abriu o placar e Ejike empatou para a Nigéria já nos acréscimos. Depois, a França venceu por 2 a 1 na prorrogação, com gols de Lacazette e Fofana - o mesmo Ejike descontou para os nigerianos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.