Marcos Brindicci / Reuters
Marcos Brindicci / Reuters

Brasileirão pode levar para a Libertadores time classificado até em 9º lugar

G-6 pode se transformar em G-9 caso primeiros colocados já tenham vagas para o torneio continental vindas de outras competições, como Copa do Brasil

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

26 Outubro 2018 | 05h02

Os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro têm assegurados uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem, mas o número pode aumentar e chegar em até nove classificados para a competição. O aumento dependerá do desempenho dos clubes em outras disputas. O G-6 do Brasileiro pode se transformar em até G-9.

Vale lembrar que o Cruzeiro foi o campeão da Copa do Brasil e se tornou o primeiro clube garantido na próxima edição da Copa da Libertadores. Caso a equipe de Mano Menezes termine o Brasileiro entre os seis primeiros colocados, o time que ficar em sétimo é quem herdará a vaga. O desempenho na Libertadores e Copa Sul-Americana também pode interferir na relação. 

Grêmio ou Palmeiras campeão da Libertadores

Se uma das duas equipes conquistar a competição continental e ficar entre os seis primeiros colocados, abrirá mais uma opção na tabela do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras é o líder do torneio e o Grêmio está em quinto lugar. 

Atlético-PR, Fluminense ou Bahia campeão da Sul-Americana

A situação é a mesma da Libertadores. Se Atlético-PR, Bahia ou Fluminense vencer a Sul-Americana e ficar entre os seis primeiros do Brasileirão, isso também abrirá uma nova opção na tabela. Paranaenses e baianos estão se enfrentando nas quartas de final da Sul-Americana. Um ficará pelo caminho. No primeiro jogo, o Atlético venceu por 1 a 0, em Salvador, e joga agora pelo empate, dia 31 de outubro, em Curitiba. 

Já o Fluminense empatou por 1 a 1 com o Nacional-URU, no Rio, e precisa de uma vitória simples ou de um empate com mais gols (2 a 2 ou 3 a 3, por exemplo) no Uruguai para avançar. Neste momento, o Brasileirão ainda é G-6. Assim, estariam na fase de grupos Palmeiras, Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro (por ter sido campeão da Copa do Brasil). E Grêmio e Atlético-MG entrariam na pré-fase de grupos.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.