Lucas Merçon/ Fluminense
Lucas Merçon/ Fluminense

Brasileirão será disputado já com mudanças nas regras do futebol

Alterações aprovadas pela International Board vão entrar em vigor em junho no futebol mundial

Marcio Dolzan, Estadão Conteúdo

24 de abril de 2019 | 16h54

O Campeonato Brasileiro que começará neste final de semana - serão quatro partidas neste sábado e mais seis no domingo, pela primeira rodada - terá uma novidade para além do uso do VAR (árbitro de vídeo): a CBF recebeu o sinal verde da Fifa para implantar as mudanças aprovadas pela International Board, que no início de março alterou uma série de regras do futebol.

No mundo todo, as mudanças passarão a valer somente a partir de 1.° de junho. "Mas havia a possibilidade de antecipar para competições que iniciariam antes da data ou pedir adiamento para a próxima temporada. Decidimos nos antecipar", explicou o ex-árbitro Leonardo Gaciba, novo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Além da Série A, as novas regras serão aplicadas nas Séries B, C e D e a partir das oitavas de final da Copa do Brasil. As segunda e terceira divisões nacionais também começarão neste final de semana; a quarta divisão, no dia 4 de maio.

As mudanças foram aprovadas em março e algumas alteram pontos sensivelmente. O toque de mão ou braço na bola é um deles - passará a ser considerado falta mesmo quando for sem intenção ou involuntário, desde que barre um gol ou assistência.

Dentre outras mudanças previstas estão a possibilidade de membros da comissão técnica receberem cartão amarelo e o fim da obrigatoriedade de o jogador só receber a bola fora da área em cobranças de tiro de meta.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.