Arnd Wiegmann/Reuters
Arnd Wiegmann/Reuters

Briga pela presidência da Fifa pode ter debate na TV pela primeira vez

Emissoras britânicas BBC e Sky convidaram os quatro candidatos para o cargo para debaterem em transmissão ao vivo para o mundo 

Jamil Chade, O Estado de S. Paulo

02 Março 2015 | 08h04

 Pela primeira vez e como numa eleição para um governo nacional, a corrida para a presidência da Fifa pode se transformar em um show eleitoral. As televisões britânicas BBC e Sky convidaram os quatro candidatos ao cargo a um debate ao vivo, transmitido pelo mundo.

O principal obstáculo, porém, viria do atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, que concorre a um quinto mandato e que até agora sequer apresentou um projeto de governo para os próximos quatro anos.

Uma carta foi enviada ao cartola e a seus três concorrentes - o jordaniano Ali bin al-Hussein, o ex-jogador Luis Figo e o cartola holandês Michael van Praag. Mas as redes de televisão deixaram claro que a oposição à Blatter já estaria de acordo com a iniciativa.

A eleição ocorre no final de maio e os eleitores são as 209 federações nacionais que fazem parte da Fifa. Mas, diante dos escândalos e da pressão sobre a Fifa, a pressão é cada vez maior por transparência.

A transmissão ocorreria pelos canais tradicionais, websites e meios sociais e pelos menos dois candidatos - Ali e Figo - já deixaram claro que estão dispostos a participar do debate. 

Na carta enviada a Blatter, as televisões indicaram que o projeto de um debate "conta com um significativo interesse por parte dos outros candidatos". 

No auditório, os responsáveis pelo debate convidariam representantes de torcedores das 209 federações na nacionais para que apresentem perguntas. "Essa seria uma oportunidade sem precedentes para que os candidatos apresentem seus planos e comuniquem diretamente com torcedores pelo mundo", declarou a Sky, em um comunicado.

Existe até mesmo o local já estaria escolhido para o debate televisivo: o estádio de Wembley, em Londres. 

Mais conteúdo sobre:
futebol iternacional Fifa Joseph Blatter

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.