Campeã Espanha pega checos em eliminatórias da Euro

Itália e Holanda estão nos grupos mais fortes; Portugal, Alemanha e Inglaterra devem passar sem dificuldades

Agência Estado

07 de fevereiro de 2010 | 11h35

A atual campeã Espanha terá a República Checa como principal adversária nas eliminatórias para a Eurocopa de 2012. Neste domingo, 7, foram sorteados os grupos da fase classificatória para a competição. Na cerimônia realizada em Varsóvia, na Polônia, país-sede do torneio ao lado da Ucrânia, os espanhóis caíram no Grupo I, que ainda conta com Escócia, Lituânia e Liechtenstein.

Líder do ranking mundial da Fifa desde o título conquistado em 2008, quando o torneio foi disputado na Suíça e na Áustria, a Espanha tentará em 2012 o bicampeonato e a terceira taça da competição - o país venceu também em 1964. Apesar de o time checo ser considerado um adversário forte, o grupo dos espanhóis não tem nenhuma seleção na Copa do Mundo da África do Sul.

Já no Grupo C, a Itália não teve a mesma sorte. A atual campeã do mundo terá pela frente duas seleções que disputarão o Mundial neste ano: Sérvia e Eslovênia. Completam a chave dos italianos a Irlanda do Norte, a Estônia e as Ilhas Faroe.

A França, por sua vez, escapou de enfrentar a Irlanda, com a qual disputou a polêmica repescagem para a Copa em 2009, quando o atacante Henry usou a mão no lance do gol que definiu a classificação dos franceses. No Grupo D, a França terá ao seu lado Romênia, Bósnia-Herzegovina, Bielo-Rússia, Albânia e Luxemburgo.

 

Inglaterra e Portugal também foram sorteados em grupos considerados tranquilos. Na chaves dos ingleses estão Suíça, Bulgária, País de Gales e Montenegro. Nas dos portugueses, a maior ameaça é a Dinamarca, que compõe o grupo com Noruega, Chipre e Islândia.

 

Das grandes seleções europeias, a que terá mais trabalho é a holandesa, que terá pela frente Suécia e Hungria no Grupo E. A Holanda ainda enfrenta Finlândia, Moldávia e San Marino.

 

A Alemanha, cabeça de chave do Grupo A, enfrenta Turquia, Áustria, Bélgica, Casaquistão e Azerbaijão. 

As eliminatórias para a Eurocopa de 2012 terão nove grupos. Os primeiros de cada chave e o melhor segundo colocado se garantem na competição, enquanto os outros oito vice-líderes dos grupos disputarão mais quatro vagas, jogando confrontos eliminatórias de ida e volta. As anfitriãs Polônia e Ucrânia já estão classificadas.

Confira os grupos das eliminatórias da Eurocopa/2012:

Grupo A

Alemanha, Turquia, Áustria, Bélgica, Casaquistão e Azerbaijão

Grupo B

Rússia, Eslováquia, Irlanda, Macedônia, Armênia e Andorra

Grupo C

Itália, Sérvia, Irlanda do Norte, Eslovênia, Estônia e Ilhas Faroe

Grupo D

França, Romênia, Bósnia-Herzegovina, Bielo-Rússia, Albânia e Luxemburgo

Grupo E

Holanda, Suécia, Finlândia, Hungria, Moldávia e San Marino

Grupo F

Croácia, Grécia, Israel, Letônia, Geórgia e Malta

Grupo G

Inglaterra, Suíça, Bulgária, País de Gales e Montenegro

 

Grupo H

Portugal, Dinamarca, Noruega, Chipre e Islândia

Grupo I

Espanha, República Checa, Escócia, Lituânia e Liechtenstein

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.