Divulgação/ Bayern de Munique
Divulgação/ Bayern de Munique

Campeonato Alemão está de volta: veja a situação das equipes e cuidados com a saúde dos atletas

Competição foi paralisada no dia 8 de março e retorna com diversas ações que visam evitar o contágio pelo novo coronavírus

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

15 de maio de 2020 | 08h30

Sem jogos desde o dia 8 de março, o Campeonato Alemão retoma suas atividades neste fim de semana ainda cercado de muitas recomendações sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Restando apenas nove rodadas, os últimos jogos contam com disputas e até algo raro de se ver nos últimos anos, o Bayern de Munique não está 'sobrando' em campo e na tabela como aconteceu nos sete temporadas anteriores, em que o time foi campeão sem grandes sustos. O mundo está de olho no recomeço do futebol alemão para saber como se comportar em campo, em função do contágio da covid-19. Se der certo na Alemanha, seu modelo poderá ser adotado em outros países que se prepararam para voltar com as partidas oficiais.

Serão seis partidas neste sábado, duas no domingo e uma na segunda-feira. Como faz muito tempo que os jogos foram realizados, o Estado ajuda o torcedor a lembrar a situação do campeonato, a primeira grande competição de futebol que retorna após paralisação. O lateral-esquerdo Wendell, do Bayer Leverkusen, contou como estava sendo o período de treinamentos, antes de voltar ao campeonato.

"O povo aqui respeita as ordens das autoridades. Na primeira semana as pessoas não levaram à sério a recomendação, mas depois a polícia começou a punir e o governo fez outros pedidos para ficarem em casa", disse o jogador brasileiro. "Vamos ter de nos adaptar a jogar sem torcida. A Alemanha é uma das ligas com média mais alta de torcedor. Será estranho não ter ninguém e dentro de campo ter aquele silêncio", completou.

Disputa pelo título e vagas em torneios europeus

O Bayern de Munique conquistou as últimas sete edições do Alemão e mais uma vez lidera a torneio. Porém, desta vez, não com tanta folga. A equipe comandada por Hans-Dieter Flick está na frente com 55 pontos, apenas quatro a mais do que o Borussia Dortmund, segundo colocado. O RP Leipzig aparece em terceiro lugar, com 50, e logo em seguida está o Borussia Monchengladbach, com 49. 

O Bayern joga fora de casa contra o Union Berlin (veja onde assistir ao jogo), no domingo, time que ocupa a zona intermediária na tabela. Já o Dortmund encara o Schalke 04, sábado, em um confronto direto entre equipes que estão na parte de cima da tabela e que brigam por vaga para a Liga dos Campeões, ainda não retomada. Os quatro primeiros colocados vão para a Liga dos Campeões e a disputa também parece que vai ser intensa, pelo menos entre cinco clubes. Além de Bayern de Munique (55), Borussia Dortmund (51) e RP Leipzig (50), completam os primeiros lugares o Borussia Monchengladbach (49) e o Bayer Leverkusen (47).

Enquanto a disputa pela Liga dos Campeões está mais definida, a Liga Europa conta com um equilíbrio muito maior. São apenas duas vagas e há pelo menos cinco times próximos entre si. O Bayer Leverkusen é o melhor, com 47 pontos, e parece em situação mais confortável. Para a segunda vaga tem o Schalke 04 (37) na sexta colocação, seguido de perto por Wolfsburg (36), Freiburg (36), Hoffenheim (35) e Colônia (32). Na luta contra o rebaixamento, o Paderborn espera ter arrancada incrível para sair da lanterna, com 16 pontos. O penúltimo é o Werder Bremen, com 18, e depois o Fortuna Dusseldorf, com 22, completando a zona de rebaixamento. Mainz (26), Augsburg (27), Hertha Berlin (28) e Eintrach Frankfurt (28) aparecem acima. 

Os protocolos sanitários do Campeonato Alemão

Tim Meyer, um dos médicos responsáveis por liderar as ações de combate ao coronavírus no Campeonato Alemão, explicou alguns dos procedimentos em dias de jogos. "Nos estádios, teremos três zonas. Uma somente para jogadores e membros da comissão técnica. Outro é para a transmissão televisiva e segurança. A terceira zona é para todos as outras funções essenciais ao jogo. Há uma separação rigorosa entre as zonas para que não haja contaminação de uma zona para a outra", comentou, através da organização da Bundesliga. 

Os atletas passarão por testes antes mesmo de irem para o estádio. "Antes de acessar os estádios, os jogadores são testados pelo médico do clube caso tenham algum dos sintomas de covid-19. Isso é feito antes da ida para o estádio, assim, o local se mantém sem contaminação. Dentro do estádio e nos vestiários é obrigatório manter o distanciamento social entre os jogadores e os membros técnicos e outras pessoas que estejam no estádio. Os vestiários precisam ter tamanho suficiente para que haja distanciamento de 1,5m a 2 metros. Na entrada em campo, todos se afastam para que passem os jogadores e se mantenha o distanciamento", disse Meyer. 

Procedimentos que os atletas e participantes dos jogos serão obrigados

  • Atletas passarão por exames periodicamente e qualquer suspeita de contaminação fará com que o jogador seja afastado do time.
  • Jogadores não poderão se cumprimentar com aperto de mão e não poderão se reunir no gramado, para a última conversa antes da bola rolar.
  • Apenas jogadores que estiverem em campo e os árbitros não precisarão utilizar máscaras no estádio.
  • Bolas serão desinfetadas antes e durante o jogo. Se ela cair na arquibancada, será substituída por outra imediatamente.
  • No vestiário, os jogadores devem ficar pelo menos 1,5m de distância um do outro e deverá haver rodízio para utilizar o local. O tempo máximo no vestiário será de 30 minutos e todos presentes deverão usar máscaras.
  • As equipes devem manter a distância de 1,5m também no transporte do estádio ao local de concentração e vice-versa.
  • Crianças não poderão entrar no gramadoNo banco de reservas, os atletas deverão ficar sentados 1,5m de distância um do outro.
  • A entrevista coletiva será virtual. Não haverá sala de imprensa e zona mista.

Confira a tabela dos jogos da rodada

Sábado

  • 10h30:  Borussia Dortmund X Schalke 04 
  • 10h30: Augsburg X Wolfsburg 
  • 10h30: Fortuna Dusseldorf X SC Paderborn 
  • 10h:30: RP Leipzig x Freiburg 
  • 10h30: Hoffenheim x Hertha Berlim 
  • 13h30:  Eintracht Frankfurt X Borussia Monchengladbach 

Domingo

  • 10h30: Colônia x Mainz 
  • 13h: Union Berlin X Bayern de Munique 

Segunda-feira 

  • 15h30: Werder Bremen x Bayer Leverkusen

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.