Reprodução/FifaQuality.com
Reprodução/FifaQuality.com

Campeonato Espanhol terá árbitro de vídeo a partir da próxima temporada

Espanha segue o caminho já adotado por Alemanha e Itália em seus torneios nacionais

Estadão Conteúdo

15 Novembro 2017 | 17h14

A exemplo da Alemanha e da Itália, a Espanha também terá árbitro de vídeo em seu principal campeonato a partir da próxima temporada, com início em agosto de 2018. A novidade, que começará a ser testada nos próximos meses, foi anunciada nesta quarta-feira pela Real Federação Espanhola de Futebol.

+ Após ficar fora da Copa de 2018, Itália demite o técnico Gian Piero Ventura

Como vem sendo recorrente, o auxílio do árbitro de vídeo será utilizado em apenas três situações: em lances de gol, pênaltis e cartões vermelhos. Em casos de dúvida em lances como estes, o juiz principal poderá pedir ao árbitro de vídeo para rever o lance com a ajuda de uma tela de televisão na beira do gramado.

A entidade espanhola afirmou também que os testes vão ser realizados futuramente, seguindo as orientações da International Football Association Board (IFAB). Não há detalhes sobre programação e jogos da atual edição do Campeonato Espanhol onde haverá a ferramenta disponível.

"É uma ferramenta do futuro que resultará em muita utilidade para o futebol espanhol", declarou a Real Federação Espanhola de Futebol, em comunicado. Apesar da novidade, a entidade ainda se recusa a utilizar a tecnologia da linha do gol. O Campeonato Espanhol é o único entre os cinco maiores da Europa e não contar com o recurso.

Mais conteúdo sobre:
Campeonato Espanhol

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.