Campeonato Paulista 2012: Árbitros que ficam atrás dos gols mudam de lado

Objetivo da alteração é que o auxiliar fique mais próximo do assistente

Almir Leite, O Estado de S. Paulo

01 de novembro de 2011 | 09h54

SÃO PAULO - Os árbitros auxiliares vão mudar de lado no Campeonato Paulista de 2012. Eles continuarão na linha de fundo, com a função de ajudar o árbitro principal na definição de lances que ocorram dentro da área. Mas irão ficar do mesmo lado dos assistentes, ou seja, do lado esquerdo dos goleiros. No Estadual deste ano, os auxiliares ficaram posicionados do lado oposto dos "bandeirinhas’’.

A mudança foi recomendação da International Board, entidade que rege as regras do futebol, e chegou à FPF via Fifa. "Vamos fazer essa mudança por recomendação da Fifa, para que o auxiliar fique mais próximo do assistente. Há uma zona cinzenta (no campo de visão), pois o árbitro normalmente corre em diagonal e às vezes a visão não era a ideal. Buscamos melhorar o trabalho de todos’’, disse o tenente-coronel Marcos Marinho de Moura, presidente da comissão de arbitragem de FPF.

Ou seja, espera-se, com o novo posicionamento, que o que ocorre no campo seja mais bem acompanhado pelo quinteto de arbitragem.

A colocação de auxiliares na linha de fundo está em fase experimental pela Fifa. Algumas competições servem de "cobaia’’, entre elas a Liga Europa e, no Brasil, os campeonatos Paulista e Carioca. Esses auxiliares têm, principalmente, a função de ajudar o juiz em situações como a marcação (ou não) de pênaltis e informar se uma bola ultrapassou ou não a linha de gol.

O Paulista de 2012 começa na segunda quinzena de janeiro, mas o treinamento dos árbitros começou em 9 de setembro. São duas sessões semanais, para juízes e assistentes. E a tentativa de alcançar uma padronização tem sido o foco principal. "Perseguimos a aproximação de critérios para estabelecer uma cultura de arbitragem’’, diz Marinho. Mas alcançar a padronização é algo complicado? "Não existem critérios (conceitos) diferentes. Existe a aplicação da regra e a integração com determinados critérios. Nosso foco está nisso."

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato Paulistaarbitragem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.