Alessandro Bianchi/Reuters
Alessandro Bianchi/Reuters

Cannavaro levará taça da Copa do Mundo ao gramado

Capitão da seleção italiana, atual campeã e eliminada na primeira fase em 2010, marca presença no Soccer City na final

AE, Agência Estado

10 de julho de 2010 | 09h06

A Fifa informou neste sábado que o zagueiro italiano Fabio Cannavaro será o encarregado de levar o troféu da Copa do Mundo ao gramado do Estádio Soccer City antes da final deste domingo, entre Holanda e Espanha.

 

Veja também:

especial CRONOLOGIA: Copa, dia a dia

tabela TABELA - Jogos | Classificação

Cannavaro foi o capitão da Itália na conquista da última Copa, em 2006, na Alemanha. Por isso, foi o responsável por receber a taça do presidente da Fifa, Joseph Blatter, no gramado do Estádio Olímpico de Berlim.

Como acontece desde a Copa organizada pela Coreia do Sul e pelo Japão, em 2002, o troféu ficará exposto à beira do gramado durante a final. Naquela ocasião, o Brasil bateu a Alemanha por 2 a 0 no Estádio Internacional de Yokohama e o lateral-direito Cafu, capitão do time de Luiz Felipe Scolari, ergueu o objeto.

Cannavaro e a Itália foram umas das maiores decepções do Mundial na África do Sul. Longe da melhor forma técnica, o zagueiro de 36 anos falhou em dois gols e viu sua seleção cair na primeira fase após empatar com Paraguai e Nova Zelândia e perder da Eslováquia.

A Fifa ainda não divulgou quem entregará a taça para o capitão da equipe vencedora. Há a expectativa de que seja o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, mas sua saúde debilitada seria um obstáculo para que ele vá ao Soccer City. Até o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi cogitado, mas o brasileiro já avisou que retornará ao Brasil neste sábado após ter participado na quinta-feira da cerimônia de apresentação da logomarca do Mundial de 2014.

 

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.