CAS anuncia que divulgará decisão sobre recurso de Platini na manhã desta sexta

Michel Platini saberá apenas na manhã desta sexta-feira se a suspensão provisória de 90 dias imposta pela Fifa será temporariamente anulada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). A CAS anunciou nesta quinta-feira que vai publicar a sua decisão às 10 horas no horário suíço (7 horas no horário de Brasília).

Estadão Conteúdo

10 de dezembro de 2015 | 09h53

Platini pediu à CAS, em uma audiência preliminar na última terça-feira, para ser autorizado a trabalhar. O presidente da Uefa está suspenso, o que também impede a formalização da sua candidatura ao comando da Fifa, em eleição marcada para 26 de fevereiro.

Atualmente, estão confirmados como candidatos à presidência da Fifa Ali bin Al Hussein, Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, Jérôme Champagne, Tokyo Sexwale e Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, que abrirá mão de concorrer ao cargo se Platini for liberado a participar do pleito.

Em Paris, o Comitê Executivo da Uefa também vai se reunir na manhã de sexta-feira, na véspera do sorteio dos grupos da edição de 2016 da Eurocopa, que poderá contar com a presença de Platini, caso a CAS cancele a sua suspensão provisória.

O painel do CAS pode suspender a punição sem tomar posição sobre a culpabilidade ou inocência de Platini. Suspensões provisórias podem ser canceladas se os juízes considerarem que são injustas ou desproporcionais.

Platini e Joseph Blatter, o presidente da Fifa, que também está suspenso, podem ser banidos do futebol pela Comissão de Ética da entidade mundial, em audiências marcadas para a próxima semana em Zurique.

O caso gira em torno da aprovação de um pagamento de US$ 2 milhões de Blatter a Platini em 2011, apontado como um salário retroativo por ambos, embora não tenha sido formalizado em um contrato. Platini foi um conselheiro presidencial de Blatter entre 1998 e 2002. Porém, o momento do pagamento levantou suspeitas. Platini foi pago em fevereiro de 2011, três meses antes de uma eleição presidencial da Fifa, que Blatter ganhou.

Ambos podem ser punidos por uma série de potenciais violações ao Código de Ética da Fifa, incluindo suborno, conflitos de interesse e contabilidade falsa. A audiência de Blatter com o juiz Joachim Eckert será na próxima quinta-feira, enquanto o caso de Platini vai ser avaliado no dia seguinte. A expectativa é para que os veredictos sejam dados antes do Natal. Independentemente da punição, ambos poderão recorrer à CAS.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolFifainvestigaçãoPlatiniCAS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.