Stephan Eilert/cearasc.com
Stephan Eilert/cearasc.com

Cauteloso, Botafogo segura empate com o Ceará na Arena Castelão

Partida morna na Arena Castelão termina sem gols apesar do time da casa ter demonstrado mais volume de jogo

Redação, Estadão Conteúdo

14 de setembro de 2019 | 23h26

Com uma postura cautelosa, o Botafogo segurou o empate sem gols com o Ceará neste sábado, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Jogando na Arena Castelão, em Fortaleza, a equipe carioca adotou uma formação totalmente defensiva e saiu de campo com um ponto na tabela.

O Botafogo soma agora 27 pontos, na nona colocação, a três pontos da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. O Ceará, que foi para o seu quinto jogo sem vitória, ficou em 13º, com 22, ainda com boa distância da zona de rebaixamento.

Na Arena Castelão, o primeiro tempo foi todo do Ceará. O time mandante envolveu o adversário e criou as principais oportunidades de gol. Foram 13 finalizações contra apenas uma do rival. A primeira boa chance veio aos nove minutos. Thiago Galhardo acionou Felippe Cardoso. O atacante chutou cruzado para grande defesa de Gatito.

O Ceará seguiu dando trabalho ao goleiro do Botafogo. Leandro Carvalho avançou pela direita e chutou. Gatito jogou para escanteio. Com Thiago Galhardo ditando o ritmo no meio de campo, o time cearense foi empurrando o rival para o campo de defesa, faltou apenas o último passe para a infiltração.

Apesar da pressão, o Ceará não conseguiu acertar o alvo. O Botafogo se segurou como pôde e acabou levando o empate parcial para o intervalo. O time carioca se fechou todo, evitando um resultado ainda pior.

A postura do Botafogo não mudou na etapa complementar. O time carioca se defendeu durante os 45 minutos finais, a exceção foi em um arremate de Valencia, sem muito perigo, e assistiu o Ceará jogar. A equipe nordestina, no entanto, sentiu dificuldade para furar o bloqueio do rival, tanto que as melhores chances foram em tentativas de longe.

A chance mais perigosa do Ceará foi aos 38 minutos. Wescley tabelou com Thiago Galhardo, apareceu dentro da área, mas parou na defesa de Gatito. O goleiro foi o principal responsável pelo resultado final por 0 a 0, no Castelão.

O Ceará ainda tentou surpreender o Botafogo, assim como fez diante do Corinthians, com Leandro Carvalho. Ele tentou novamente um gol olímpico, mas jogou nas redes pelo lado de fora. Final: 0 a 0.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o São Paulo no sábado, às 11h, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). No domingo, às 16h, o Ceará visita o CSA no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 0 x 0 BOTAFOGO

CEARÁ - Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Lima (Felipe Baxola), Thiago Galhardo e Leandro Carvalho (Wescley); Felippe Cardoso (Bergson). Técnico: Enderson Moreira.

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Lucas Barros (Gustabo Bochecha); Cícero, João Paulo, Alex Santana (Leonardo Valencia), Marcinho, e Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão); Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

CARTÕES AMARELOS - Samuel Xavier (Ceará); João Paulo (Botafogo).

ÁRBITRO - Luiz Flávio de Oliveira (SP).

RENDA - R$ 263,650,00.

PÚBLICO - 20.260 pagantes.

LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.