CBF confirma critério de classificação na Série D

Joinville-SC, Uberaba-MG, Operário-PR e Madureira-RJ já estão classificados para a quarta fase do Campeonato Brasileiro da Série D, mesmo sem jogar os confrontos de volta da terceira fase. A classificação antecipada foi garantida pelo diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo Virgílio Elísio, os três melhores segundos colocados na etapa atual serão definidos tendo como base a somatória de todas as fases da competição.

AE, Agência Estado

29 de setembro de 2010 | 19h10

"Isso já está definido desde quando o regulamento foi feito. Não foi feito nenhuma mudança no regulamento. Os três melhores perdedores serão aqueles que tiverem as melhores campanhas em todas as fases", decretou o dirigente.

O regulamento da Série D não possui um artigo que define claramente qual será o critério para determinar os melhores perdedores. Em todos os artigos que citam a terceira fase, há apenas uma indicação de que os "os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da terceira fase".

No parágrafo único do Artigo 7, há uma definição que não esclarece muito bem o critério estipulado: "em todas as fases os clubes as começarão com zero ponto ganhos e perdidos". No entanto, ele deixa implícito que será levada em consideração apenas os pontos somados na fase, ou seja, na terceira fase. Contrariando assim, a declaração de Virgílio Elísio.

Confusões à parte, a declaração do dirigente garante a classificação de Joinville, Uberaba, Operário e Madureira. Os catarinenses somam no total 18 pontos, enquanto os outros três clubes têm 17. Com isso, não podem mais ser ultrapassados por Araguaína-TO, Sampaio Corrêa-MA, Vila Aurora-MT e Brasília-DF, independente dos resultados dos jogos de volta da fase.

A terceira fase da Série D é disputada no sistema mata-mata. Os dez times classificados foram divididos em cinco grupos de dois clubes cada, sendo que eles se enfrentam em ida e volta. Passam à quarta fase os cinco vencedores nestes confrontos diretos e os três melhores perdedores. Os jogos de ida aconteceram no último final de semana. Os confrontos de volta estão agendados para este sábado, véspera das eleições.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.