Vinnicius Silva/Porte Imagens
Vinnicius Silva/Porte Imagens

CBF vai tirar ponto de clube que não pagar salário em dia

Campeonato Brasileiro deste ano vai começar com São Paulo x Flamengo, Cruzeiro x Corinthians e Palmeiras x Atlético-MG

RONALD LINCOLN JR. E SÍLVIO BARSETTI, O Estado de S. Paulo

02 Março 2015 | 14h09

Com fair play financeiro, o Campeonato Brasileiro deste ano vai começar com três grandes confrontos: São Paulo x Flamengo, Cruzeiro x Corinthians e Palmeiras x Atlético-MG. As partidas serão disputadas no fim de semana dos dias 9 e 10 de maio, de acordo com definição da CBF em reunião do Conselho Técnico, nesta segunda-feira.

Também ficou decidido durante a reunião que a CBF vai punir com perda de pontos os clubes que não pagarem em dia os salários de jogadores. O Fair Play trabalhista foi aprovado por unanimidade no Conselho Técnico dos Clubes da Série A, contudo, ainda precisa ser incluído no Regulamento Geral da competição. 

“Isso é bom para evitar que haja exageros em salários de jogadores e técnicos. É bom para acabar com o negócio de que finge que paga e finge que joga", considerou Eurico Miranda, presidente do Vasco, nesta segunda-feira, após a reunião do conselho técnico.

Além da perda de pontos, há outras punições previstas para entrar no regulamento. O clube que ficar um mês sem pagar salário perde o poder de contratação. Com dois meses de atraso, o jogador pode tomar a decisão de não entrar em campo. E, conforme já vigora, no terceiro mês sem pagamento, o atleta tem direito de rescisão unilateral.

Para que a punição seja efetivada, é preciso que o próprio jogador faça a denúncia. A decisão dos clubes segue modelo que já está em curso no Campeonato Paulista. "Vai ser bom para o Brasileiro. Já está dando muito certo no Campeonato Paulista", afirmou Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians.

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) esteve na confederação e afirmou que a Câmara deve votar na semana que vem o projeto que trata da renegociação das dívidas fiscais do clube.

Nesta segunda-feira foram definidos todos os confrontos da primeira rodada. Data e horário de cada partida ainda serão decididos pela CBF na sequência. A entidade definiu também que os times que jogarem a primeira rodada em casa vão atuar longe de casa na 38ª e última rodada do campeonato.

Além dos três grandes duelos, a rodada de abertura do Brasileirão terá os seguintes jogos: Fluminense x Joinville, Vasco x Goiás, Avaí x Santos, Atlético-PR x Internacional, Sport x Figueirense, Chapecoense x Coritiba e Grêmio x Ponte Preta.

Mais conteúdo sobre:
futebol CBF Brasileirão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.