Chanceler proíbe público em eventos esportivos na Alemanha para conter a covid-19

Proibição já existia na região da Baviera, onde atua o Bayern de Munique

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Alemanha tomou medidas rígidas nesta terça-feira para evitar a proliferação da variante Ômicron, da covid-19. Atingido pela nova onda, e com grande aumento de casos positivos, o país proibiu a presença de público em todos os eventos esportivos, inclusive o Campeonato Alemão, a partir do dia 28.

"Os grandes acontecimentos já não se realizam com público", afirmou em seu primeiro pronunciamento o novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, ao explicar que o Campeonato Alemão também terá de enquadrar nas novas regras governamentais.

Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz,proíbe público em eventos esportivos na Alemanha Foto: AP Photo/Markus Schreiber

PUBLICIDADE

A competição, liderada com folga pela Bayern de Munique, já vinha recebendo somente 25% do público nas últimas rodadas e agora volta a fechar as portas para forçar a população a se vacinar e, ao mesmo tempo, frear o avanço da variante Ômicron. O público já estava vetado na região da Baviera.

O futebol na Alemanha realizou sua última rodada no fim de semana. O retorno está marcado para o dia 7 de janeiro e Olaf Scholz explicou que o anúncio é justamente para as equipes não negociarem entradas com antecedência.

"A medida visa conter a propagação do vírus", informou Scholz, que cancelou até os grandes festejos na virada do ano. O chanceler ameaça com prisão quem descumprir as regras de reuniões terem no máximo 10 pessoas. Até as queimas de fogos foram proibidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.