Luis Benavides/AP
Luis Benavides/AP

Chile vence Colômbia e garante vaga na Copa do Mundo

Seleção do técnico Marcelo Bielsa fez 2 a 1 e conquistou a classificação com uma rodada de antecedência

AE, Agencia Estado

10 de outubro de 2009 | 21h35

O Chile se tornou neste sábado a terceira seleção sul-americana a assegurar uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Os chilenos venceram a Colômbia por 4 a 2, em Medellín, e já se garantiram entre os quatro melhores das Eliminatórias, ao lado de Brasil e Paraguai, que também conseguiram vaga antecipada.

Veja também:

linkConfira os novos classificados 

especialMAPA - Os países que já garantiram vaga na Copa

especialELIMINATÓRIAS - Mais no canal especial

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

A vitória fora de casa levou o Chile aos 30 pontos, em terceiro lugar nas Eliminatórias. Enquanto isso, a Colômbia está eliminada da disputa pela vaga na Copa, ao permanecer com 20 pontos.

Assim, o Chile volta a disputar uma Copa após 12 anos de ausência. A última participação chilena foi no Mundial da França, em 1998, quando acabou sendo eliminada pelo Brasil nas oitavas de final.

Na partida deste sábado, a Colômbia saiu na frente com um gol contra do zagueiro Vidal. Mas o Chile virou ainda no primeiro tempo, com Ponce e Suazo. Na segunda etapa, Giovanni Moreno empatou para os colombianos. Aí, a seleção chilena marcou mais dois, com Valdivia e Orellana, e garantiu a vitória.

Na última rodada das Eliminatórias, o Chile irá apenas cumprir tabela contra o Equador, quarta-feira, em Santiago. E a Colômbia se despede diante do Paraguai, no mesmo dia, em Assunção.

FICHA TÉCNICA:

Colômbia 2 x 4 Chile

Colômbia - Ospina; Zuniga, Yepes, Zapata e Armero; Pabon (Rodallega), Guarin (Giovanni Moreno), Aguilar e Giovanni Hernandez (Marrugo); Jackson Martinez e Falcao Garcia. Técnico - Eduardo Lara.

Chile - Bravo; Medel, Ponce e Vidal; Rodrigo Millar, Carmona, Beausejour (Fuentes), Matias Fernandez (Valdivia); Orellana, Suazo e Mark Gonzalez (Fierro). Técnico - Marcelo Bielsa.

Gols - Vidal (contra), aos 13, Ponce, aos 35, e Suazo, aos 36 minutos do primeiro tempo; Giovanni Moreno, aos 18, Valdivia, aos 27, e Orellana, aos 32 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Victor Rivera (Peru).

Cartões amarelos - Yepes, Zuniga, Matias Fernandez, Mark Gonzalez, Carmona, Fierro e Suazo.

Cartões vermelho - Orellana.

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.