Classificados para a Copa ganham destaque na imprensa de seu país

Jornais pelo mundo celebram vaga para o torneio no Brasil e já analisam desafios de suas seleções

O Estado de S. Paulo

16 de outubro de 2013 | 18h59

SÃO PAULO - O mundo conheceu mais sete classificadas para a Copa de 2014 nesta terça-feira com a última rodada das Eliminatórias da Europa e das Américas. O clima de festa tomou conta das ruas em alguns desses países e a comemoração também se refletiu nas publicações locais.

 

A campeã da última edição do torneio, a Espanha, conquistou a vaga nesta terça e ganhou as manchetes com o cunho de favorita. O jornal local El País comentou o feito de La Roja como previsível, ainda que demorado, e chama a atenção, no noticiário desta quarta, para a responsabilidade de Iniesta na classificação, as novidades no time espanhol com relação a 2010 e o histórico do país em Copas do Mundo.

 

Outra seleção de peso na Europa foi celebrada pela imprensa local. A Inglaterra vem ao Brasil depois de vencer a Polônia por 2 a 0. Nos jornais esportivos do país, Gerrard, veterano e herói do jogo, ganhou maior destaque. A impressão mais notada é de dever cumprido da equipe de Roy Hodgson, que exaltou o 'desempenho brilhante' no primeiro tempo e considera a classificação um ponto alto de sua carreira. Nesta quarta, publicações como o The Guardian já discutem esquema tático para a estreia da seleção no Brasil no ano que vem.

 

Não apenas no seu país se evidenciou o passe da Bósnia para o maior torneio do futebol. Pela primeira vez no Mundial desde sua independência da Iugoslávia, a seleção ganhou destaque em toda a imprensa internacional.

 

A classificação do Chile ganhou a capa do jornal La Tercera, que dá bastante destaque para seu conteúdo esportivo. A seleção venceu o Equador em partida desta terça sob o comando de Jorge Sampaoli, que acabou tendo o contrato renovado com a equipe e recebeu elogios do meia Valdivia, que atua no Brasil. "Ele mostrou um compromisso tremendo, um profissionalismo gigante e um tremendo conhecimento de nossa seleção", disse o jogador do Palmeiras.

 

Na América do Sul, o Equador também conseguiu a vaga e as manchetes. No jornal mais lido do país, o El Universo, a classificação da seleção nacional para sua terceira Copa do Mundo foi o maior destaque.

 

Festa também em Honduras, futura adversária do Brasil em amistoso, que conseguiu a credencial para o torneio no ano que vem com um empate diante da Jamaica. O esportivo Diez! Personalizou a página de seu site em homenagem à seleção e já trava o desafio da equipe: chegar à oitavas na Copa.

 

A rodada teve ainda a classificação da Rússia, que despachou Portugal para a repescagem e fechou o grupo das Europeias com vaga direta para a Copa do Mundo. A conquista foi destaque no maior jornal do País, o esportivo Sovetski.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.