CLUBES DÃO MAIS ESPAÇO PARA GAROTOS REVELADOS NA BASE

Corinthians, Palmeiras e Santos dão mais atenção aos jovens atletas

O Estado de S.Paulo

24 de junho de 2015 | 02h03

Por motivos distintos, Corinthians, Palmeiras e Santos prometem dar mais atenção neste Campeonato Brasileiro aos garotos revelados nas categorias de base. No Parque São Jorge, a crise financeira abriu espaço para os meninos. A diretoria, que nos últimos anos se notabilizou por contratar "medalhões", está sem dinheiro e resolveu recorrer a jogadores formados no clube.

No Palestra Itália, após 24 reforços, o presidente Paulo Nobre "fechou" o grupo e aposta em Gabriel Jesus e João Pedro como boas opções para manter o fôlego da equipe em um campeonato longo como o Brasileiro.

O Santos, que historicamente sempre confiou na base para superar momentos difíceis, vê os garotos como a solução dos problemas enquanto não define a permanência de Robinho, o seu principal craque.

Já o São Paulo faz fortuna. Revelados no Morumbi, Rodrigo Caio e Denilson foram vendidos semana passada e renderam ao clube R$ 54 milhões.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Malcom volta da seleção sub-20 como titular e Marciel substitui Ralf

Jovem volante deve começar jogando domingo, contra o Figueirense

RAPHAEL RAMOS, Estadão Conteúdo

23 de junho de 2015 | 19h37

Com dificuldades financeiras para segurar os seus principais jogadores e contratar reforços de peso, o Corinthians aposta em soluções caseiras. Uma das opções de Tite para recuperar a força ofensiva após as saídas de Emerson e Guerrero é a volta de Malcom, que estava com a seleção brasileira no Mundial Sub-20. Nesta terça-feira, por exemplo, o garoto treinou entre os titulares e deve começar jogando no sábado, contra o Figueirense, na Arena Corinthians, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Outra prata da casa que deve ser titular é Marciel, de 20 anos. O volante pode ganhar uma chance por falta de opções no elenco alvinegro: Ralf está suspenso, Cristian, machucado, e Elias na seleção brasileira.

Desde segunda-feira, Tite tem mais dois reforços: o volante Gustavo Vieira, eleito o melhor jogador do Brasileiro Sub-20 em 2014, e o meia Matheus Vargas, campeão da Copa São Paulo este ano. Ambos deixaram a base e passaram a treinar junto com o elenco principal.

Na semana retrasada já haviam sido promovidos para o profissional os meias Matheus Pereira, Fabrício e Pedro, todos campeões mundiais sub-17. "O ideal seria colocar esses atletas para jogar o Campeonato Paulista, mas a necessidade faz com que tenhamos de escalá-los agora", admitiu Tite.

No treino desta terça, Tite armou a equipe titular com a seguinte formação: Cássio, Edílson, Edu Dracena, Gil e Uendel; Marciel, Bruno Henrique e Jadson; Malcom, Mendoza e Vagner Love. O meia Renato Augusto, que deve estar em boas condições para atuar no sábado, realizou apenas trabalho especial de fortalecimento muscular.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCorinthiansMalcon

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Gabriel Jesus volta com moral e pode 'virar' meia no Palmeiras

Atacante e João Pedro se juntam ao grupo que está em Atibaia

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

24 de junho de 2015 | 07h00

Um dos destaques da campanha da seleção brasileira sub-20 vice-campeã mundial da categoria, o atacante Gabriel Jesus volta nesta quarta-feira aos treinamentos do Palmeiras, junto com o lateral-direito João Pedro e ambos se juntam ao grupo que está desde terça em Atibaia. Gabriel Jesus acaba retornando com muito mais moral do que saiu, ainda durante o Campeonato Paulista.

O jovem, considerado uma das maiores promessas da base do clube nos últimos anos, se destacou na seleção atuando no meio de campo, posição que o técnico Marcelo Oliveira estuda testar o garoto. Sob a batuta de Oswaldo de Oliveira, Gabriel atuou como centroavante, posição na qual se consagrou na base em 2014, sendo artilheiro do Paulista sub-17. Mas o novo treinador palmeirense deve dar algumas oportunidades ao garoto no setor onde apareceu bem no Mundial e que também já havia desempenhado papel semelhante na base do clube.

No esquema 4-2-3-1 utilizado por Marcelo Oliveira, Gabriel Jesus pode ser uma boa opção caindo pelas laterais, como faz Dudu e Rafael Marques. Caso tente disputar uma vaga no ataque, ele teria uma dura missão, já que Lucas Barrios está chegando para ser titular e outra opção seria Alecsandro. Sem contar Cristaldo e Leandro Pereira. 

Uma das promessas de Marcelo Oliveira em sua chegada ao Palmeiras foi olhar com carinho para as categorias de base, apesar das 24 contratações feitas nesta temporada. Com Gabriel Jesus, a atenção será redobrada, pela expectativa existente em cima do garoto. No Cruzeiro, o treinador foi bicampeão brasileiro com vários reforços, mas também teve alguns atletas revelados na Toca da Raposa, como Mayke, Vinicius Araújo, Lucas Silva e Alisson.

Quanto a João Pedro, o lateral-direito foi para a seleção tendo Ayrton e Lucas como concorrentes. Sem o primeiro, que foi para o Flamengo, o garoto retorna ao Palmeiras com força suficiente para ser uma “boa sombra” ao titular Lucas. 

Tudo o que sabemos sobre:
PalmeirasFutebolBrasileirão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Possível saída de jogadores abre espaço para garotos no Santos

Clube já prepara sucessão em setores como lateral e volantes

O Estado de S. Paulo

24 de junho de 2015 | 07h00

As possíveis perdas do elenco do Santos vão, mais uma vez, abrir espaço para que garotos das categorias de base comecem a aparecer na equipe principal. Com Robinho na mira do Querétaro, Cicinho de saída e Valencia machucado até o fim do ano, é a vez de uma nova fase de oportunidades para jovens.

A posição de volante é a que mais tem candidatos vindos da base. O colombiano Valencia rompeu os ligamentos do joelho direito durante a Copa América e só deve voltar a atuar no próximo ano. 

Para a posição, o titular é Lucas Otávio, de 20 anos, e as opções para o lugar dele são Leandro, de 21, Thiago Maia, de 18, fora Alison, que tem 21, mas está machucado.O lateral-direito Cicinho pode ser vendido para um grupo de empresários e repassado para Ponte Preta. A disputa pela posição de titular vai ficar entre Daniel Guedes, de 21, e Crystian, de 23 anos.

No ataque, Robinho só deve definir se fica no clube ao fim da participação do Brasil na Copa América. Caso saia, a chance para ser titular volta a ser de Gabriel, de 18 anos, antiga aposta do clube e que ainda não rendeu o esperado na equipe principal. 

Tudo o que sabemos sobre:
futebolSantos FCBrasileirão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.