Com 2 dias de atraso, Nigéria finalmente chega ao Brasil

Selecionado africano desembarcou de madrugada em Belo Horizonte

Vítor Marques - Enviado Especial, Agência Estado

16 de junho de 2013 | 09h24

BELO HORIZONTE - A seleção da Nigéria terá de driblar o cansaço para a estreia da Copa das Confederações, nesta segunda-feira, contra o Taiti, no Mineirão. O time africano só desembarcou em Belo Horizonte na madrugada deste domingo, por volta das 2h, após uma longa viagem que passou por Johannesburgo, na África do Sul, e São Paulo.

O atraso se deu porque os jogadores nigerianos pensavam em boicotar a competição em protesto pelo corte nas premiações por jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Os dirigentes da Associação de Futebol do país, preocupados com a crise financeira da entidade, tentaram a redução dos prêmios por cada partida em 50%, o que gerou revolta nos jogadores.

A programação inicial previa o embarque dos nigeriano na manhã de quinta-feira. Eles deveriam pegar um voo de Winhoek, capital da Namíbia (onde jogaram pelas Eliminatórias na quarta), para Johannesburgo, mas se recusaram a embarcar.

Ao perder o voo entre a Namíbia e a África do Sul, a Nigéria teve muitas dificuldades de conseguir novos lugares nessa rota. Metade do elenco viajou na sexta para a cidade sul-africana e os jogadores restantes fizeram esse caminho apenas na manhã de sábado, depois de muitas horas de atraso para o embarque, segundo informou a imprensa nigeriana.

Havia o temor que, por conta desses atrasos, parte do grupo perdesse o voo de uma companhia sul-africana para São Paulo, mas todo o elenco embarcou a tempo. O medo de que o time perdesse a conexão com Belo Horizonte também perdurou, mas a Nigéria conseguiu chegar a Belo Horizonte ainda de madrugada, com tempo para dormir pela manhã e conhecer o Mineirão à tarde. A estreia contra o Taiti é nesta segunda-feira, às 16h.

A Nigéria chegou ao Brasil, porém, com apenas 22 jogadores. O meia Ogenyi Onazi, que sofreu uma lesão contra a Namíbia, não embarcou, mas também não foi cortado. Os nigerianos ainda aguardam que ele se junte ao elenco durante a Copa das Confederações.

Numa rápida entrevista no hotel nesta madrugada, o zagueiro Kenneth Omeruo, único a conversar com a imprensa, disse que o problema está superado mas que ninguém no elenco tem autorização para falar sobre o assunto. Segundo Omeruo, os jogadores estão bastante cansados por causa da viagem.

Caso não viesse ao Brasil para a Copa das Confederações, a Associação de Futebol da Nigéria poderia ter que pagar uma multa e correria o risco de ser banida de torneios da Fifa. A estreia dos nigerianos na competição acontecerá na segunda-feira diante do Taiti, em Belo Horizonte, às 16 horas. Por conta do atraso, a Nigéria fará um único treino em Belo Horizonte antes da partida. E será basicamente o reconhecimento do gramado do Mineirão. A atividade está marcada para às 17h30.

Já o Taiti completa neste domingo seu nono dia de preparação no Brasil para a disputa da Copa das Confederações. O país também fará um treino neste domingo no Mineirão. Será antes da Nigéria, às 14h30.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.