Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Com campeões olímpicos, Brasil vai atrás de classificação para a Copa do Mundo do Catar

Ouro em Tóquio, Bruno Guimarães e Matheus Cunha já estão em São Paulo para o primeiro compromisso do time de Tite após a derrota para a Argentina na final da Copa América. Serão três partidas e seleção pode chegar a 27 pontos

Redação, Estadão Conteúdo

30 de agosto de 2021 | 10h26

Campeões olímpicos com o Brasil na Olimpíada de Tóquio, o meia Bruno Guimarães e o atacante Matheus Cunha foram alguns dos primeiros jogadores a se apresentar à seleção brasileira para a rodada tripla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. Além da dupla, Lucas Paquetá, Vinicius Junior e Lucas Veríssimo também já estão em São Paulo. Este será o primeiro compromisso da equipe de Tite após a derrota para a Argentina na final da Copa América disputada no País

Bruno Guimarães e Lucas Paquetá desembarcaram no Brasil na noite deste domingo, apenas dois dias depois de entrarem em campo pelo Lyon na vitória sobre o Nantes pelo Campeonato Francês. Os outros três jogadores chegaram nesta segunda-feira de manhã em São Paulo, onde o grupo permanecerá nos primeiros dias de treino antes da viagem para Santiago, palco da partida contra o Chile, no dia 2, quinta-feira. Depois, a seleção vai encarar a Argentina, no dia 5, na Neo Química Arena, em São Paulo. Por fim, o adversário será o Peru, na Arena Pernambuco, no dia 9.

Mais jogadores devem se apresentar ao longo desta segunda, principalmente aqueles que atuam no futebol nacional. A lista do técnico Tite foi inchada na semana passada, quando ele chamou mais nove jogadores para a relação inicial por temer que clubes de países europeus, principalmente Inglaterra e Espanha, não liberem os atletas, apesar dos próximos jogos se enquadrarem na Data Fifa.

Os times europeus alegam restrições para o retorno dos jogadores aos seus países por causa da pandemia de covid-19. Os atletas teriam de ficar em quarentena de dez dias, desfalcando seus respectivos times. Assim, a lista final de Tite conta com 34 jogadores, mas nem a comissão técnica sabe, de fato, quantos destes vão se apresentar. A preparação começa oficialmente nesta segunda, com o primeiro treino marcado para as 16 horas, no CT Dr. Joaquim Grava, do Corinthians.

Com 100% de aproveitamento, o Brasil lidera as Eliminatórias com 18 pontos, seis a mais do que a Argentina. A equipe pode encerrar esta rodada tripla com uma das mãos da classificação para o Mundial do Catar dependendo da combinação dos resultados. Se ganhar os três jogos, serão mais nove pontos, somando ao todo 27 em nove partidas. Vão restar ainda todo o segundo turno, mais nova jogos, mas o Brasil abriria grande diferença para o quinto colocado, que atualmente é a Colômbia, com oito pontos em seis jogos. Na disputa para a Copa da Rússia, em 2018, o Brasil fez 41 pontos. A Colômbia foi a quarta classificada, com 27.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.