Michael Kooren/Reuters
Michael Kooren/Reuters

Com dois de Amauri, Juventus derrota o Ajax na Holanda

Atacante brasileiro foi o responsável pela virada por 2 a 1 do time italiano em Amsterdã pela Liga Europa

AE, Agencia Estado

18 de fevereiro de 2010 | 18h52

O brasileiro Amauri foi o grande responsável nesta quinta-feira pela vitória da Juventus sobre o Ajax, por 2 a 1, em plena Amsterdam Arena, na Holanda. Para sair na frente pelo confronto de ida da segunda fase da Liga Europa, o time italiano teve que buscar a virada com dois gols de cabeça do centroavante. Agora, a Juventus precisa apenas de um empate em Turim para avançar às oitavas de final.

Na Holanda, Ajax e Juventus repetiram um confronto que já definiu dois títulos da Liga dos Campeões. Na primeira, em 1973, o time de Amsterdã saiu vitorioso ao vencer por 1 a 0 e conquistar o tricampeonato consecutivo inédito para o clube. Já em 1996, a Juventus precisou das penalidades para derrotar o Ajax e levar o título em casa, na final disputada no Estádio Olímpico de Roma.

Nesta quinta-feira, foi o Ajax que começou melhor o jogo, com mais posse de bola e pressionando a Juventus. Assim, o gol não demorou a sair. Aos 17 minutos, o atacante sérvio Sulejmani fez 1 a 0 em bela arrancada pela esquerda. Mas então começou a brilhar a estrela de Amauri, que teve a ajuda essencial de Del Piero - foi o experiente atacante italiano que iniciou a jogada dos dois gols.

A virada da Juventus, que contava ainda com os brasileiros Diego e Felipe Melo como titulares, começou a se desenhar aos 32 minutos. Del Piero colocou a bola entre as pernas do adversário e fez um passe de calcanhar para De Ceglie, que cruzou na cabeça de Amauri. Com 12 minutos do segundo tempo, o próprio Del Piero fez o cruzamento para o centroavante, que decretou a vitória do time de Turim.

Ainda pela Liga Europa, os brasileiros também se destacaram no empate por 2 a 2 do Villarreal com o Wolfsburg, na Espanha. O volante Marcos Senna, que é naturalizado espanhol, abriu o placar em cobrança de falta, no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, o atacante Grafite marcou dois gols, sendo um de pênalti, e virou o jogo, antes de Ruben deixar tudo igual, já aos 41 minutos.

Na derrota por 2 a 1 do Fenerbahçe para o Lille, na França, o brasileiro naturalizado turco Wederson marcou o gol dos visitantes. Já na Bélgica, o brasileiro naturalizado belga Igor de Camargo foi fundamental para garantir a vitória por 3 a 2 do Standard Liège sobre o Salzburg, da Áustria. O também belga Club Brugge venceu o Valencia por 1 a 0 e o holandês Twente bateu o Werder Bremen pelo mesmo placar.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolLiga EuropaJuventusAmauriAjax

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.