Arquivo/AE
Arquivo/AE

Com gol nos acréscimos, Avaí surpreende Fluminense

Em casa, time catarinense ganha por 3 a 2 e conquista sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro

JÚLIO CASTRO, Agencia Estado

20 de junho de 2009 | 21h15

Recém-chegado da Série B, o Avaí finalmente conquistou a sua primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado. Com gol aos 47 minutos do segundo tempo, o time catarinense derrotou o Fluminense por 3 a 2, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela sétima rodada da competição.

Veja também:

lista Baixe o papel de parede dos mascotes do Brasileirão

especialVisite o canal especial do Brasileirão

especialJogue o Desafio dos Craques

lista Brasileirão - Calendário

tabela Brasileirão - Classificação

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

A primeira vitória tirou o Avaí da lanterna do Brasileiro, agora com sete pontos, na 17ª posição da tabela, ainda na zona de rebaixamento. O Fluminense ocupa provisoriamente a oitava colocação, com nove.

O primeiro tempo da partida foi brilhante para a equipe catarinense. Não faltou criatividade e ímpeto para que o time logo dominasse o adversário e fizesse os gols com certa naturalidade. O Avaí abriu o marcador aos 13 minutos num golaço do meia Muriqui, que bateu na saída do goleiro Ricardo Berna.

Dois minutos depois foi a vez do meia Marquinhos pegar uma sobra na frente da área e chutar forte para vencer o goleiro adversário. Mesmo com boa vantagem, o Avaí manteve o domínio da partida no período, tendo desperdiçado chances incríveis de ampliar ainda no período. A impotência e a falta de reação do Fluminense aumentava a irritação do técnico Carlos Alberto Parreira à beira do gramado.

E saiu da manga do treinador a solução para o revés do Fluminense. No intervalo ele fez duas substituições (Diogo por Mariano, e Marquinho por Leandro Amaral) que mudaram, sensivelmente, a performance do time. Na pressão, o Fluminense conseguiu um pênalti que Fred cobrou para diminuir o placar aos 13 minutos. E logo em seguida, aos 15, com a participação direita de Leandro Amaral e Mariano, o atacante Fred voltou a marcar completando um passe de Leandro Amaral.

A partir do empate, o Fluminense impôs ao Avaí uma verdadeira blitz fazendo o time de Florianópolis passar pelos piores momentos no jogo. Intranquila, a equipe de Silas suportou bem a pressão e só passou a reagir a partir da segunda metade do período, principalmente nos 10 minutos finais com um jogador a mais. Maurício, que entrara no segundo tempo, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou os visitantes em desvantagem numérica.

E foi no apagar das luzes, aos 47 minutos, quando a esperança de vitória se esvaia na torcida, que o volante Léo Gago, num lampejo de lucidez, arriscou de fora da área: um golaço, no ângulo, que sacudiu a Ressacada na mais emocionante partida do time na competição.

O Avaí voltará a campo agora no próximo sábado para encarar o Cruzeiro, no Mineirão. O Fluminense, por sua vez, vai jogar o clássico Fla-Flu com o Flamengo, domingo, no Maracanã.

AVAÍ 3 X 2 FLUMINENSE

Avaí - Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Anderson Luiz e Uendel Pereira; Marcus Vinícius (Caio), Léo Gago, Marquinhos Santos e Muriqui; Lima (William) e Luiz Ricardo (Cristian). Técnico: Silas.

Fluminense - Ricardo Berna; Diogo (Mariano), Edcarlos, Luiz Alberto e Augusto (Maurício); Wellington Monteiro, Marquinho (Leandro Amaral), Diguinho e Conca; Thiago Neves e Fred. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Gols - Muriqui, aos 13, Marquinhos, aos 15 minutos do primeiro tempo. Fred, aos 13 e aos 15, Léo Gago, aos 47 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Marcus Vinícius, Ferdinando (Avaí); Diguinho, Anderson Luiz e Thiago Neves (Fluminense),

Cartão vermelho - Maurício (Fluminense).

Árbitro - Paulo César de Oliveira (Fifa/SP).

Renda - R$ 80.740,00.

Público - 9.142 pagantes (10.020 no total).

Local - Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.