Site Oficial / EC Bahia
Site Oficial / EC Bahia

Com jogos parados, clubes se movimentam nos bastidores e fecham negociações

Palmeiras, Atlético-MG, Ceará e Cruzeiro foram alguns dos times que aproveitaram a parada para fazer ajustes

Guilherme Amaro, O Estado de S.Paulo

20 de março de 2020 | 12h50

Os campeonatos de futebol estão paralisados no Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso não quer dizer que os clubes não se movimentam nos bastidores para fechar negociações e alguns acertos pendentes. Nos últimos dias, diversas tratativas foram finalizadas no mercado nacional. Palmeiras, Atlético-MG, Ceará e Cruzeiro foram alguns dos times que se movimentaram. 

Em São Paulo, por exemplo, o Palmeiras anunciou a renovação de contrato de três jogadores. O meia Alan estendeu seu vínculo até o fim de 2023, enquanto o lateral-esquerdo Lucas Esteves e o atacante Wesley prorrogaram até o fim de 2024.

As negociações realizadas neste período sem jogos também envolvem treinadores. Ederson Moreira deixou o Ceará e foi anunciado pelo Cruzeiro na última quarta-feira, três dias depois da demissão de Adilson Batista. O Ceará, por sua vez, agiu rapidamente e contratou Guto Ferreira, que havia sido demitido do Sport em fevereiro. Outra negociação fechada pelo Ceará foi a renovação de contrato do goleiro Diogo Silva até o fim deste ano - o antigo vínculo tinha vencimento em maio.

O mercado de técnicos também volta a agitar o Vasco. Após a saída de Abel Braga, o clube carioca busca um substituto para comandar a equipe. O diretor-executivo de futebol André Mazzuco disse que tem mantido conversas diárias com o presidente Alexandre Campello para achar o novo treinador. "Temos conversado, pensamos em um perfil. Tem esse entendimento de alguém que traga conteúdo e torne o Vasco em uma equipe vencedora. Alguém que entregue algo que a gente ainda não conseguiu. Um jogo bem jogado, uma equipe consciente", afirmou Mazzuco.

O Vasco também teve mudanças em sua diretoria. Na última quinta-feira, o clube anunciou três novos vices: José Luís Moreira para o comando do futebol, André Luiz Vieira para a pasta do patrimônio e Carlos Leão para as finanças.

O Atlético-MG é mais um que mexeu na diretoria. Ex-Palmeiras e Cruzeiro, Alexandre Mattos foi contratado para comandar o departamento de futebol e tem a missão de reforçar o eleco com os pedidos do técnico Jorge Sampaoli. "Temos de buscar bem, detalhar de forma assertiva. Será feito com tranquilidade, dentro do momento do clube. Existem colocações que o treinador já fez, e vamos trabalhar de acordo com o que ele pediu", afirmou Mattos, em sua apresentação na última terça-feira.

O Atlético-MG mudou parte da comissão técnica. Deixaram o clube o auxiliar James Freitas, o preparador de goleiros Chiquinho, os observadores Bernardo Motta e Neguete, além dos seguranças Jorginho e Lúcio Fábio.

O Sport está perto de acertar a contratação do atacante Ronaldo, artilheiro do Santo André no Campeonato Paulista, com cinco gols. O time do ABC tem a melhor campanha do Estadual, com 19 pontos. O vínculo do atacante é válido apenas até o fim de abril e ele já tem um pré-contrato com o Sport. Aos Estadão Esporte Clube ele disse que estava tentando achar um clube para atuar no segundo semestre.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.