Rubens Chiri/Divulgação
Rubens Chiri/Divulgação

Com o Ceará no caminho, São Paulo teme repetir zebras

Time perdeu para surpresas em suas quatro últimas Copas do Brasil

Ciro Campos, O Estado de S. Paulo

05 de agosto de 2015 | 10h00

Se o torcedor do São Paulo ficou mais tranquilo pelo sorteio da Copa do Brasil, nesta terça-feira, ter colocado o Ceará no caminho do time, é melhor ter mais cautela. Nas últimas quatro edições da competição o clube do Morumbi foi eliminado justamente quando era favorito diante de adversários considerados azarões.

A equipe nordestina é a lanterna da Série B e vai enfrentar o São Paulo pelas oitavas de final da competição nos dias 19 e 26 de agosto. No ano passado, ainda na terceira fase, o time do então técnico Muricy Ramalho deu adeus à competição diante de outro rival que ocupava a zona de rebaixamento da Série B, o Bragantino.

Após ganhar o jogo de ida por 2 a 1, em Ribeirão Preto, o São Paulo saiu na frente no Morumbi, mas levou a virada e perdeu por 3 a 1. O resultado decepcionante pelo menos valeu a ida para a Copa Sul-Americana, torneio em que o time chegou até a semifinal.

Na participação anterior na Copa do Brasil a queda foi a um passo da decisão. O São Paulo era favorito a passar pelo Coritiba e até venceu no Morumbi por 1 a 0, com gol de Lucas, mas no Couto Pereira não suportou a pressão e perdeu por 2 a 0.

As outras duas eliminações para azarões foram pelas quartas de final. Em 2011, o time do Morumbi voltava a disputar a competição após oito anos de ausência e disputava vaga na semifinal contra o Avaí. O São Paulo fez 1 a 0 no Morumbi e até saiu na frente na Ressacada, até permitir a virada e perder por 3 a 1.

Já em 2003 a queda foi sob vaias da torcida em pleno Morumbi. O time segurou o empate sem gols com o Goiás no jogo de ida e na volta saiu atrás no placar, mas igualou com Luis Fabiano ainda no primeiro tempo. Todo o restante do tempo regulamentar não foi suficiente para buscar a virada e pelo critério de gols marcados fora de casa, foi eliminado.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolSão Paulo FCCopa do Brasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • Raí valoriza montagem do elenco do São Paulo para o Brasileirão
  • Em crise, Figueirense se movimenta para evitar novo W.O.
  • Corinthians, Palmeiras e São Paulo tem as melhores defesas do Campeonato Brasileiro
  • Podcast: personalidades do esporte analisam a situação do futebol no Brasil
  • Bruno Henrique vibra com gols no Maracanã: 'Semana mais feliz da minha vida'

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.