Publicidade

ALMANAQUE ESTADÃO: Com Rivellino, 'Máquina Tricolor' bate Palmeiras no Brasileiro de 1975

Equipe carioca deu show em confronto válido pela semifinal e disputado no Maracanã

PUBLICIDADE

Por Wilson Baldini
Atualização:

Fluminense e Palmeiras disputaram uma vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1975, no Maracanã. Naquele 3 de dezembro, a "Máquina Tricolor", do técnico Didi, com Rivellino, Paulo César Caju, Marco Antônio, Gil, Manfrini e Mário Sérgio não deu chances ao esquadrão paulista, comandado por Ademir da Guia, Leão, Edu e Nei.

Sem Luis Pereira e Leivinha, que haviam sido negociados com o Atlético de Madrid, o alviverde de Palestra Itália não foi páreo para os cariocas, que abriram o placar logo aos quatro minutos de jogo. Edinho fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Manfrini bater forte: 1 a 0.

Com Rivellino, 'Máquina Tricolor' bate Palmeiras, de Ademir da Guia, no Brasileiro de 1975 Foto: Reprodução/Youtube

PUBLICIDADE

O segundo gol do time das Laranjeiras saiu ainda no primeiro tempo. Aos 38, Paulo César Caju disparou desde a intermediária do campo de defesa, tabelou com Manfrini, passou por Alfredo Mostarda, Arouca e ainda driblou o goleiro Leão: 2 a 0.

O início da segunda etapa foi avassalador. Aos 7 minutos, Gil fez grande jogada pela direita, ao driblar Arouca, João Carlos e soltar um forte chute cruzado.de canhota: 3 a 0. Um minuto depois, um golaço de Toninho Baiano. O lateral-direito roubou a bola de Alfredo Mostarda, correu como ponta, driblou Arouca e finalizou com força, sem chances para Leão: 4 a 0

Com a vaga assegurada entre os quatro primeiros do Brasileirão, o Fluminense diminuiu o ritmo e o Palmeiras aproveitou para descontar a desvantagem no placar. Aos 16 minutos, o ponta-esquerda Nei percorreu meio campo e bateu cruzado. Felix, goleiro da seleção em 1970, falhou e deixou a bola limpa para o ponta Edu fazer o primeiro gol palmeirense.

Aos 32, o segundo gol paulista. Edu cruzou da direita e Alfredo Mostarda, livre, testou colocado para diminuir ainda mais o placar. Mas a reação do Palmeiras ficou por aí e o Fluminense se garantiu para enfrentar o Internacional, de Falcão, Manga e Figueroa na semifinal.

"Esta foi uma das maiores atuações daquele grande time do Fluminense", disse Rivellino,que atuou pelo clube de 1975 a 1978, quando conquistou o bicampeonato carioca em 1975/76, mesmos anos nos quais chegou às semifinais das competições nacionais.

Publicidade

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE-RJ 4 x 2 PALMEIRAS

Fluminense: Félix, Toninho, Silveira (Assis), Edinho, Marco Antônio, Zé Mário, Paulo César, Gil, Manfrini, Rivelino, Zé Roberto (Mário Sérgio). Técnico: DidiPalmeiras: Leão, Eurico, Arouca, Alfredo, João Carlos, Édson, Ademir da Guia, Edu, Erb (Fedato), Mario, Nei. Técnico: Dino Sani 

Gols: Manfrini (Fluminense), 4 min, Paulo César (Fluminense), 38 min primeiro tempo, Gil (Fluminense), 7 min, Toninho (Fluminense), 8 min, Edu (Palmeiras), 16 min, Alfredo (Palmeiras), 32 min segundo tempo.

Local: Maracanã, Rio de JaneiroPúblico: 58.073 pagantesRenda: Cr$ 882.857,00Árbitro: Saul Mendes (BA)Cartão amarelo: Ademir da Guia (Palmeiras)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.