Concorrentes ao título encaram clássicos decisivos

Derrota do Palmeiras para o Santo André abre possibilidade de equipes se aproximarem da liderança

Agencia Estado

25 de outubro de 2009 | 08h02

O domingo será decisivo para muitos times que ainda brigam pelo título do Campeonato Brasileiro. Com derrota do líder Palmeiras para o Santo André, na última quarta-feira, na abertura da 31.ª rodada, o objetivo de todos é terminar o final de semana bem perto do primeiro colocado da competição. Para isso, precisam superar desafios duríssimos, já que encaram clássicos regionais pela frente.

Veja também:

linkSão Paulo quer vencer e encostar no líder

especialMASCOTES - Baixe o papel de parede do seu time

especialVisite o canal especial do Brasileirão

Brasileirão 2009 - lista Tabela | tabelaClassificação

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Um exemplo é o Internacional, em terceiro lugar na tabela de classificação, que joga contra o eterno rival Grêmio. Com a vantagem de jogar o Gre-Nal no estádio Beira-Rio, o clube colorado quer diminuir a desvantagem de cinco pontos que tem para o Palmeiras. Só que a equipe tricolor, mesmo com uma campanha medíocre como visitante neste campeonato, promete endurecer as coisas e aprontar na casa do rival para seguir vivo na luta por vaga na Copa Libertadores.

Na mesma situação do Internacional com relação ao líder está o São Paulo. A diferença é que o compromisso tricolor é fora de seus domínios. Contra o Santos, na Vila Belmiro, o time do Morumbi terá pela frente um adversário que pode estar mais desmotivado - por estar longe da Libertadores -, mas sem pressão por qualquer ameaça de rebaixamento.

Em grande ascensão no Brasileirão, o Flamengo corre por fora na disputa do título - está seis pontos atrás do líder. Com o pensamento voltado primeiro para entrar no G-4 - grupo dos que hoje estariam classificados à Libertadores -, o time rubro-negro enfrenta o ameaçado Botafogo, no Engenhão. A equipe alvinegra precisa de um resultado positivo para deixar a temida zona da degola.

Também sonhando, de forma mais tímida, com o título - já que o Palmeiras só perde nas últimas rodadas -, Goiás e Cruzeiro também entram em campo neste domingo. Em casa, a equipe goiana encara o lanterna e desesperado Fluminense. Já no Pacaembu, em São Paulo, o time mineiro joga contra um desinteressado, mas reforçado com Ronaldo, Corinthians.

OUTROS JOGOS

A rodada reservou ainda mais um tradicional clássico regional, mas este está mais focado para a luta contra o rebaixamento. O time ameaçado, em questão, é o Coritiba, apenas dois pontos acima da zona da degola, que enfrenta em seus estádio o Atlético Paranaense. A equipe rubro-negra, com importantes triunfos nos últimos jogos, quer empurrar o rival ladeira abaixo.

Por fim, o Avaí conta mais uma vez com sua torcida para buscar mais uma vitória, se livrar de vez de qualquer ameaça de descenso e ficar mais perto de uma vaga na Copa Sul-Americana de 2010. O adversário é o Sport, em péssima situação na classificação, mas motivado pelo triunfo na última rodada.

Confira os jogos deste domingo pela 31.ª rodada do Brasileirão:

16 horas

Internacional x Grêmio - Beira-Rio

Santos x São Paulo - Vila Belmiro

Coritiba x Atlético-PR - Couto Pereira

Goiás x Fluminense - Serra Dourada

18h30

Botafogo x Flamengo - Engenhão

Corinthians x Cruzeiro - Pacaembu

Avaí x Sport - Ressacada

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.