Confederação Africana declara apoio a Blatter em eleição

A Confederação Africana de Futebol recomendou seus membros a votar em Joseph Blatter na eleição presidencial da Fifa, marcada para o próximo mês. A entidade informou que seu comitê executivo respaldou "majoritariamente", depois de votação secreta, a candidatura do suíço contra o oponente Mohamed bin Hammam, do Catar.

AE, Agência Estado

16 de maio de 2011 | 16h23

No entanto, Bin Hammam espera obter apoio dentro de uma região com 53 associações para a eleição que está marcada para acontecer no dia 1º de junho em Zurique. O dirigente visitou a África duas vezes no mês passado e ganhou simpatia quando a candidatura do Catar pela sede da Copa do Mundo de 2022 patrocinou a assembleia geral da Confederação Africana em 2010.

Blatter, que busca um quarto mandato de quatro anos e ocupa o cargo máximo da entidade desde 1998, já havia recebido o apoio dos comitês executivos da Europa, América do Sul e Oceania para a eleição. Assim, ele é o grande favorito para vencer a eleição presidencial da Fifa.

A Fifa conta com 208 membros filiados à ela que irão votar na eleição. O vencedor do pleito precisará receber dois terços dos votos válidos no primeiro turno da votação ou maioria simples no segundo turno.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.