Toru Hanai/Reuters - 15/12/2012
Toru Hanai/Reuters - 15/12/2012

Congresso da Conmebol vira palco de campanha de candidatos da Fifa

Blatter, Bin Hussein e Van Praag estarão no evento pedindo votos

Raphael Ramos, O Estado de S. Paulo

02 Março 2015 | 08h02

O 65° Congresso da Conmebol, que será realizado quarta-feira, em Luque, no Paraguai, virou palco de campanha para os quatro candidatos à presidência da Fifa. O suíço Joseph Blatter, atual presidente da entidade, o príncipe Ali Bin Hussein, da Jordânia, o ex-jogador português Luís Figo e o presidente da federação da Holanda, Michael Van Praag, estarão no evento pedindo votos para a eleição que ocorrerá no dia 29 de maio.

O presidente da Fifa é escolhido pelos representantes das 209 associações nacionais filiadas à entidade. Estarão reunidos no Congresso da Conmebol pelo menos 14 eleitores. Além dos dez dirigentes da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela, Peru e Bolívia), já confirmaram presença Sunil Gulati (presidente da federação dos Estados Unidos), Ángel María Villar Llona (presidente da federação da Espanha), Kuniya Daini (presidente da Associação Japonesa) e Eduardo Li (presidente da federação da Costa Rica).

Na corrida por votos, Michael van Praag saiu na frente dos concorrentes e no domingo esteve no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, para assistir à partida Olimpia e Cerro Porteño, pelo Campeonato Paraguaio. O holandês sentou-se ao lado do presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, do presidente da Uefa, Michel Platini, e do presidente da Federação Paraguaia de Futebol, Alejandro Dominguez.

Na terça-feira, a Conmebol vai promover um jantar em homenagem a Blatter. O suíço sempre contou com o apoio dos sul-americanos nas eleições anteriores vencidas por ele, mas desta vez pode perder votos no continente. Ele é presidente da Fifa desde 1998.

Além de palco de campanha para a eleição da Fifa, o Congresso da Conmebol servirá para confirmar mais quatro anos de mandato ao presidente Juan Napout à frente da entidade. O paraguaio é candidato único. Também será confirmada a Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e presidente eleito da CBF, a cadeira pertencente à Conmebol no Comitê Executivo da Fifa.

Mais conteúdo sobre:
futebol Fifa Joseph Blatter Conmebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.