Mohamed Farag / AFP
Mohamed Farag / AFP

Conheça a Copa Árabe, torneio que será realizado em dezembro como ensaio para a Copa de 2022

Competição vai contar com 23 seleções, que vão atuar em seis dos oito estádios do Mundial

Redação, O Estado de S.Paulo

30 de abril de 2021 | 15h00

Entre os dias 30 de novembro e 18 de dezembro, o Catar vai sediar a Copa Árabe. O torneio reunirá 23 seleções da região e servirá como um ensaio geral para a Copa do Mundo de 2022. A competição ocupa o vácuo deixado pela Copa das Confederações, que tradicionalmente era realizada um ano antes do Mundial para que o país-sede testasse as suas instalações e operações de logística.

A Copa Árabe do Catar utilizará seis dos oito estádios que receberão partidas da Copa do Mundo de 2022. A final, inclusive, está marcada para o dia 18 de dezembro, feriado nacional, exatamente um ano antes da decisão da Copa do Mundo.

"Será um evento fantástico. A primeira Copa Árabe da Fifa, um evento de preparação para a Copa do Mundo, um evento de união do mundo árabe", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante o sorteio das chaves da Copa Árabe, realizado essa semana em Doha.

Nos últimos meses, o Catar foi alvo de duras críticas de organizações de direitos humanos por causa do tratamento dado aos trabalhadores migrantes. Várias seleções europeias, como Alemanha, Holanda e Noruega, fizeram protestos simbólicos antes de suas partidas das Eliminatórias.

A Federação Dinamarquesa de Futebol chegou a pedir à Fifa "uma investigação completa sobre o número de mortos entre trabalhadores migrantes no Catar". O emirado, no entanto, afirma ter feito mais do que qualquer outro país da região para melhorar as condições de trabalho dos migrantes.

GRUPOS

  • Grupo A: Catar, Iraque, Vencedor de Omã x Somália e Vencedor de Bahrain x Kuwait
  • Grupo B: Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Síria e Vencedor da Mauritânia x Iêmen
  • Grupo C: Marrocos, Arábia Saudita, Vencedor da Jordânia x Sudão do Sul e Vencedor da Palestina x Comores
  • Grupo D: Argélia, Egito, Vencedor do Líbano x Djibouti e Vencedor da Líbia x Sudão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.