Cesar Greco/Agência Palmeiras
Cesar Greco/Agência Palmeiras

Conheça Patrick de Paula: da Taça das Favelas ao time titular do Palmeiras

Descoberto em torneio amador no Rio, volante ganha espaço e cai nas graças do técnico Vanderlei Luxemburgo

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

03 de agosto de 2020 | 05h00

Embora seja um elenco cheio de grandes nomes, o Palmeiras voltou a revelar bons jogadores. Gabriel Menino e Gabriel Veron são alguns deles, mas quem fez a diferença na semifinal do Paulistão e parece ter se firmado no time titular é Patrick de Paula. O garoto de 20 anos fez o gol da vitória sobre a Ponte Preta e caiu de vez nas graças do técnico Vanderlei Luxemburgo. 

Se há dois anos alguém chegasse no garoto e falasse que ele seria titular do Palmeiras e faria o gol da vitória em uma semifinal de Campeonato Paulista, provavelmente ele diria que aquilo era uma loucura. Estava longe do seu dia a dia. Em 2017, o menino nascido na cidade de Rio de Janeiro, era apenas um jovem destaque de um time de várzea e o futebol era uma brincadeira que poderia se tornar profissão, mas ainda algo distante.

As coisas começaram a mudaram quando ele foi disputar a Taça das Favelas pelo Cara Virada, time de um projeto criado na região de Santa Margarida, zona oeste do Rio. O desempenho daquele menino de apenas 18 anos chamou a atenção de olheiros do Palmeiras que assistiam ao jogo. 

Pouco tempo depois, Patrick já estava na base do clube paulista. Desde o início chamava a atenção pelo corpanzil, apesar da pouca idade, e também pela postura de líder e sempre assumir a responsabilidade nos jogos. Como tantos outros casos, ele foi mudando de posição ao longo do tempo. Chegou ao Palmeiras como um meia avançado e aos poucos virou volante, posição que tem sido utilizado por Vanderlei Luxemburgo. 

O treinador não esconde a admiração pelo garoto. Após a partida contra a Ponte Preta, ele contou que tem dado oportunidades para Patrick sem receio de que ele sinta a pressão de ser titular do Palmeiras. "O Patrick veio de campeonato de favela. Imagine de onde ele saiu! Ele via gente dando tiro para tudo quanto era lado, então ele só está preocupado em jogar futebol. Hoje, esses moleques não se assustam com mais nada", disse o treinador após a vitória sobre a Ponte Preta. 

Para evitar assédio de clubes da Europa, o Palmeiras agiu rápido em seu contrato. Patrick foi promovido em janeiro ao time principal e em março já firmou novo acordo, que é válido até 2024. Nas redes sociais, o garoto é comparado por torcedores com o francês Pogba, do Manchester United, pelo estilo de jogo e aparência fisica. 

 

Tudo o que sabemos sobre:
PalmeirasfutebolPatrick de Paula

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.