Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Conmebol define calendário da Copa América; Brasil fará 2 jogos em SP na 1ª fase

Competição está marcada para ocorrer entre os dias 14 de junho e 7 de julho

Redação, O Estado de S.Paulo

18 de dezembro de 2018 | 12h04

A Conmebol e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa América de 2019 definiram nesta terça-feira o calendário de jogos da competição, marcada para ocorrer entre os dias 14 de junho e 7 de julho, no Brasil. Embora os grupos da competição ainda não tenham sido sorteados, agora a seleção brasileira já sabe que fará, em São Paulo, duas das três partidas da primeira fase. Será um bom teste para o time de Tite, que volta a atuar no Brasil em competição oficial depois das Eliminatórias e da Copa do Mundo de 2014.

Posicionado como cabeça de chave do Grupo A do sorteio que será realizado no próximo dia 24 de janeiro, no Complexo Cultural Cidade das Artes, no Rio, o time comandado por Tite abrirá sua campanha no dia 14 de junho, no confronto de abertura do torneio, no Morumbi, depois jogará em Salvador no dia 18, na Arena Fonte Nova, e finalizará rodada na fase de grupos no dia 22, na Arena Corinthians, em Itaquera.

Caso avance às quartas de final como líder da chave, o Brasil atuará dia 27, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Se passar por esta etapa, já em mata-mata, a equipe nacional jogará em 2 de julho a semifinal no Mineirão, em Belo Horizonte, mesmo palco onde foi goleado por 7 a 1 pela Alemanha, pela mesma fase da Copa do Mundo de 2014.

Se for à final, marcada para 7 de julho, o Brasil finalmente atuará no Maracanã, o que o faria passar pelos seis estádios que abrigarão confrontos desta Copa América. Ou seja, os brasileiros correm o risco de não atuar por nenhuma vez no estádio mais tradicional do País caso fracasse na sua luta para ir à decisão continental.

Por meio do comunicado divulgado pelo Comitê Organizador Local nesta terça, a Arena Fonte Nova, a Arena Grêmio, o Mineirão e Maracanã vão receber cinco partidas cada um, enquanto o Morumbi e a Arena Corinthians terão três jogos cada. São Paulo, entretanto, é a única cidade que conta com confrontos em dois estádios entre as cinco sedes.

O jogo de abertura da Copa América também foi confirmado para começar às 21h30 do dia 14 de junho, enquanto a grande final ocorrerá às 17 horas do dia 7 de julho. Além do Mineirão, a Arena do Grêmio será palco de uma das semifinais, em 3 de julho. Já a decisão do terceiro lugar ocorrerá na Arena Corinthians, no dia 6.

A posição das seleções na próxima atualização do ranking da Fifa, que será divulgado na próxima quarta-feira, definirá os outros cabeças de chave, além do Brasil, do sorteio dos grupos da Copa América. As colocações na listagem também servirão para determinar a divisão das equipes nos potes do sorteio.

Serão 12 seleções nesta próxima Copa América. Além dos dez países sul-americanos membros da Conmebol (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.

Confira os estádios e as datas dos jogos

Belo Horizonte - Mineirão - 5 partidas 

Fase de grupos - dias 16, 19, 22 e 24 de junho

Semifinal - 2 de julho

Porto Alegre - Arena Grêmio - 5 partidas

Fase de grupos - 15, 20 e 23 de junho

Quartas de final - 27 de junho

Semifinal - 3 de julho

Rio de Janeiro  - Maracanã - 5 partidas

Fase de grupos - 16, 18 e 24 de junho

Quartas de final - 28 de junho

Final - 7 de julho

Salvador - Arena Fonte Nova - 5 partidas 

Fase de grupos - 15, 18, 21 e 23 de junho

Quartas de final - 29 de junho

São Paulo - Morumbi e Arena Corinthians - 3 partidas cada

Fase de Grupos - 14 (abertura), 17 e 19 de junho no Morumbi

Fase de Grupos - 22 de junho na Arena Corinthians

Quartas de final - 28 de junho na Arena Corinthians

Decisão do 3º lugar - 6 de julho na Arena Corinthians

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.