Divulgação
Divulgação

Conmebol define data e final da Libertadores será em um sábado

Maracanã pode ser o local da decisão em jogo único em 2019

Jamil Chade. enviado especial / Moscou, O Estado de S.Paulo

11 Junho 2018 | 10h59

A primeira final em jogo único da Taça Libertadores da América já tem data para ocorrer: 23 de novembro de 2019. A decisão foi tomada pela Conmebol, numa reunião de seus dez presidentes de federações nacionais em Moscou. 

+ Sorteio pode colocar Palmeiras x Corinthians nas quartas da Libertadores

+ Veja a tabela da Libertadores 2018

Ainda que a data tenho sido definida, a concorrência agora é para estabelecer onde a partida será jogada. Inicialmente, Lima havia se apresentado, justificando estar relativamente no centro do continente. Mas outros locais indicaram que poderão se apresentar para o evento. Uma delas seria Santiago, ainda que dirigentes ouvidos pelo Estado admitam que o plano é de que a decisão sobre a primeira sede seja acima de tudo política e comercial.

No Brasil, não se descarta que o Maracanã ou mesmo a cidade de Porto Alegre apresentem suas propostas.  Quando o assunto começou a ser debatido, ainda em 2016, uma das propostas iniciais era de que o jogo pudesse ocorrer até mesmo em Miami. Mas a ideia foi abandonada para privilegiar uma cidade dentro de uma das federações envolvidas no torneio.

Ao realizar uma decisão num sábado e num jogo único, os sul-americanos esperam elevar a receita do torneio e a visibilidade da final, inclusive no exterior. 

Em 2017, a Conmebol obteve uma receita de cerca de R$ 500 milhões com a Libertadores. Na Europa, os torneios continentais de clubes somam mais de R$ 6 bilhões por ano em receitas. 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.