Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Copa das Confederações teve 230 mil turistas brasileiros

Ministro do Turismo, Gastão Vieira, acredita que número de estrangeiros será maior no Mundial em 2014

AE, Agência Estado

11 de julho de 2013 | 16h04

SÃO PAULO - Uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Ministério do Turismo, apontou que pelo menos 230 mil turistas brasileiros circularam pelas seis cidades-sede durante a realização dos jogos da Copa das Confederações - Brasília, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Entre os estrangeiros, foram cerca de 20 mil que visitaram o Brasil para acompanhar a competição.

"A Copa das Confederações é um torneio local, que atrai turistas do país. Foi assim no Brasil e também em outros países, como África do Sul (na edição de 2009) e Alemanha (em 2005). O turismo interno, no entanto, mostrou grande vitalidade, e movimentou cerca de R$ 740 milhões", afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Para a Copa do Mundo de 2014, no entanto, a expectativa é de que o número de turistas estrangeiros seja bem maior. Mesmo porque, a disputa conta com 32 seleções participantes, contra apenas oito da Copa das Confederações, e tem um mês de duração (de 12 de junho a 13 de julho) - a competição realizada agora em junho teve 15 dias.

"A meta é atrair 600 mil turistas estrangeiros na Copa do Mundo, um evento com maior interesse do público internacional", explicou o ministro Gastão Vieira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.