Copa do Brasil tem empate em partida de fase preliminar

Única competição nacional que atrai clubes de todos os Estados do país, a Copa do Brasil começou nesta quarta-feira com o jogo da fase preliminar entre Real Noroeste-ES e Rio Branco-AC. Com o primeiro jogo sendo realizado no estádio José Olimpio, em Águia Branca, no Espírito Santo, o time capixaba lutou, mas apenas empatou por 1 a 1 com o rival acreano.

AE, Agência Estado

19 de fevereiro de 2014 | 23h24

Graças ao gol marcado por Thiago, aos seis minutos do primeiro tempo, o Rio Branco saiu na frente, mas Robert, aos 26 da segunda etapa, empatou. Mesmo atuando fora de casa, o time acreano agora poderá até empatar sem gols no jogo de volta, na capital acreana, na próxima quarta, que ficará com a vaga na primeira fase da competição.

Segundo o regulamento da Copa do Brasil, o gol fora é um dos critérios de desempate e portanto a partida só irá para as cobranças de pênaltis se o placar de 1 a 1 se repetir na Arena da Floresta, em Rio Branco. Empate marcando dois gols ou mais dará a classificação para o Real Noroeste. O vencedor do confronto entrará na chave 20 da primeira fase para enfrentar a Chapecoense.

Devido uma reformulação no Ranking de Clubes da CBF, em 2013 os Estados de Espírito Santo e Acre ficaram empatados. Então, a entidade decidiu criar esta fase preliminar. Como a fórmula de disputa de um campeonato só pode ser mudada a cada dois anos, segundo o Estatuto do Torcedor, a fase foi repetida em 2014. No ano passado, Desportiva-ES e Atlético Acreano disputaram a vaga e os capixabas ganharam o direito de enfrentar o Figueirense.

Esta fase preliminar conta apenas com o duelo entre Real Noroeste e Rio Branco, cujo vencedor do confronto irá disputar a primeira fase com os outros 79 clubes - nas últimas edições foram 64 clubes - em formato de mata-mata. A disputa continua em três etapas até alcançar 10 times.

Então, nas oitavas de final, os seis clubes que disputam a Copa Libertadores - Flamengo, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio e Atlético Paranaense - entram no torneio. A decisão será no final de novembro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.