16 de junho de 2014 | 17h54
Até mesmo a chamada "Copa das Copas", com alta média de gols e jogo ofensivo também vive episódios menos festivos. Curitiba estreou nesta segunda-feira no torneio com a sofrível partida entre Irã e Nigéria, com o resultado de 0 a 0 em 90 minutos de futebol feio. A primeira partida sem gols da competição foi o encontro entre a equipe asiática, que só queria se defender, e os africanos, incapazes de romper a retranca adversária.
A atuação fraca das seleções provocou até mesmo as vaias da torcida. A Arena da Baixada foi o último estádio a receber a Copa e quem estava nas arquibancadas não perdoou a expectativa pela chegada do torneio acabar em frustração. Apenas a Bósnia deve ter gostado do jogo. Os estreantes em Copas testemunharam que existe pouco a se temer dos dois próximos adversários no grupo F.
O empate vai custar caro aos nigerianos. Os atuais campeões africanos figuravam como candidatos à segunda vaga na chave de Argentina e agora vão precisar melhorar muito. Os nigerianos eram favoritos contra o Irã, mas pecaram pela falta de criação no meio-campo. Não havia um armador para tentar infiltrações pelo centro e a única jogada era acionar algum dos pontas, ora pela esquerda, ora pela direita.
As Super Águias ainda criaram as melhores chances e tiveram mais posse de bola. O excesso de vontade muitas vezes superou a técnica e não foram raros momentos em que os africanos erraram passes curtos, corriam mais do que a bola, dominavam errada ou chutavam para longe do gol as poucas (e razoáveis) oportunidades.
O Irã armou uma muralha e jogou com apenas um atacante. Ao recuperar a bola, porém, o time preferia dar algum chutão em vez de tentar criar jogadas. O único lance de perigo dos persas foi com Ghoochannejhad, ao obrigar o goleiro Enyeama a fazer bela defesa quando concluiu de cabeça um escanteio, ainda no primeiro tempo.
Na mesma Copa com tantos jogos memoráveis e goleadas marcantes já na primeira rodada, certamente poucos vão se lembrar de apagado futebol mostrado por Irã e Nigéria. Para sorte dos torcedores, o baixo nível mostrado no gramado ruim da Arena da Baixada é a exceção no torneio.
FICHA TÉCNICA
IRÃ 0 x 0 NIGÉRIA
IRÃ: Haghighi; Hosseini, Montazeri, Sadeghi e Heydari (Shojaei); Pooladi, Timotian, Haji Safi, Nekounam e Dejagah (Jahanbakhsh); Ghoochannejhad. Técnico: Carlos Queiroz
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Omeruo, Oboabona (Yobo) e Oshaniwa; Onazi, Mikel e Azeez (Odemwingie); Moses (Ameobi), Musa e Emenike. Técnico: Stephen Keshi
Cartão amarelo: Timotian
Público presente: 39.081 pessoas
Juiz: Carlos Vera (Equador)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.