23 de novembro de 2019 | 19h25
Atualizado 21 de dezembro de 2019 | 17h41
Veja quanto o Flamengo e os demais clubes receberam de premiação do Mundial de Clubes. A Copa Libertadores de 2019 terminou neste sábado com uma histórica vitória do Flamengo de virada por 2 a 1 sobre o River Plate. A competição chegou a sua 59ª edição e mais uma vez, brasileiros e argentinos foram protagonistas na decisão.
O Estado respondeu alguns dos principais questionamentos feitos pelos internautas. Veja quanto o Flamengo vai ganhar pelo título, lista dos vencedores, quantas vezes os clubes brasileiros faturaram a competição, dentre outras respostas, você pode conferir agora.
Todos os clubes que disputaram o torneio ganharam algum valor financeiro pelo simples fato de estar na competição. Confira os valores fase a fase e o quanto o Flamengo vai receber.
O Independiente da Argentina conquistou sete vezes o título da Libertadores. Boca Juniors (6) e Peñarol (5) completam a lista dos três primeiros colocados.
O campeão do ano passado foi o River Plate, em uma decisão que ficou marcada pela violência das torcidas. Em razão disso, o jogo foi disputado no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, na Espanha.
O Flamengo conquistou a Libertadores duas vezes. Em 1981, com um time que tinha, dentre outros, grandes nomes como Zico, Mozer, Andrade e Nunes. E voltou ao topo do futebol continental em 2019, quando derrotou o River Plate
Seis clubes já conseguiram conquistar a Libertadores de forma invicta. O Corinthians foi o último a conseguir tal feito e também o que mais fez jogos até ficar com o título. Em 2012, a equipe comandada por Tite disputou 14 jogos e obteve oito vitórias e seis empates. Os outros campeões invictos foram:
O Peñarol conquistou a primeira edição da competição, que foi realizada em 1960. O time uruguaio derrotou o Olímpia por 1 a 0 em casa e depois empatou em 1 a 1, fora de casa.
A denominação da competição se dá em homenagem aos líderes dos movimentos de independência dos países que disputam a competição. Entre 1960 e 65, o torneio se chamava Copa dos Campeões da América.
A primeira edição, ainda como Copa dos Campeões, aconteceu em 1960 e contou com a participação de seis equipes: Bahia (Brasil), Jorge Wilstermann (Bolívia), Millonarios (Colômbia), Olímpia (Paraguai), Peñarol (Uruguai), San Lorenzo (Argentina) e Universidad do Chile. Esses clubes disputaram a competição por terem sido campeões nacionais no ano anterior.
Nove clubes do Brasil já tiveram a honra de levantar a taça de melhor da América. São eles:
Embora a competição seja dominada por brasileiros e argentinos, o jogador com mais gols pela competição é o equatoriano Alberto Spencer, que defendeu Peñarol-URU e Barcelona-EQU na década de 70 e fez incríveis 54 gols. Confira a lista dos cinco maiores artilheiros e por quais times ele marcou os gols:
O jogador brasileiro que mais fez gols em jogos pela Copa Libertadores é o atacante Luizão, que balançou as redes 29 vezes. Foram oito pelo Vasco, 15 pelo Corinthians, 1 pelo Grêmio e cinco pelo São Paulo.
Para Entender
Programação de tv
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.