Reuters
Reuters

Copa do Mundo no Catar terá quatro jogos por dia e partidas com início às 7h da manhã no Brasil

Fifa divulga calendário do próximo Mundial, em 2022, que terá primeira fase mais compacta e abertura numa segunda-feira

Redação, O Estado de S.Paulo

15 de julho de 2020 | 10h26

A Fifa divulgou nesta quarta-feira, dia 15, um desenho da tabela da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. Com os horários e as sedes definidas, percebe-se que a entidade e o Comitê Organizador pensaram em uma competição mais compacta, com quatro jogos por dia na fase de grupos. Geralmente são três. A ideia é que o torcedor poderá assistir até duas partidas por dia. O estádio mais perto do centro de Doha fica a 5 minutos de distância, enquanto que o mais longe, a uma hora de carro. A expectativa é de locomoção rápida e fácil, diferentemente do que ocorreu na edição do Brasil, em 2014 - hoje, faz seis anos que a Alemanha bateu a Argentina, de Messi, no Maracanã.

A novidade no Catar será a fase de grupos com quatro jogos por dia, sendo realizada com menos datas, em 12 apenas. A Copa do Mundo teve seu início confirmado para 21 de novembro no Estádio Al Bayt, que chama a atenção por seu formato inspirado nas tradicionais tendas árabes. A seleção do Catar protagonizará a partida, ainda com adversário a ser definido. O time do país-sede tem a honra de fazer o jogo de abertura.

A final, em 18 de dezembro, foi confirmada para o Estádio de Lusail, que ainda está em obras e terá capacidade para 80 mil pessoas, um dos maiores do evento. A disputa do terceiro lugar ocorrerá no Khalifa Stadium, o mais tradicional do país, que foi reformado e reinaugurado em 2017 - abrigou a final do Mundial de Clubes da Fifa do ano passado entre Liverpool e Flamengo.

HORÁRIOS DOS JOGOS NO BRASIL

No horário de Brasília, caso não haja o horário de verão, os jogos da primeira fase acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h. A partir das oitavas de final, as partidas serão às 12h e 16h. A final será realizada ao meio-dia do dia 18 de dezembro. No Catar, os confrontos serão com horários 6 horas à frente de Brasília. A preocupação com os horários é por causa do calor no deserto, para mais de 40 graus durante o dia, mas medidas já foram tomadas pela Fifa e pela organização. O Mundial acontecerá no segundo semestre, inverno no país árabe, o que diminui consideravelmente a temperatura. E os modernos estádios terão ar condicionado no campo e nas arquibancadas, uma outra novidade do Mundial.

A Fifa destacou ainda que a tabela da Copa do Mundo de 2022 terá novidade importante com relação às anteriores. A entidade apontou que poderá modificar horários depois do sorteio final, quando as seleções já estiverem definidas, em março de 2022. A flexibilidade serviria para agradar aos donos dos direitos de transmissão, além de permitir o deslocamento de fãs e equipes.

"Uma vez que os pares sejam conhecidos, a possibilidade será discutida para oferecer um horário mais benéfico para os públicos nos países respectivos ou para os fãs no Catar, de acordo com a localização do estádio. Essa flexibilidade adicional é possível sem afetar nenhum aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados em um raio compacto e o clima é perfeito nessa época do ano, seja com um início mais cedo ou mais tarde", informou a Fifa em seu site oficial.

ELIMINATÓRIAS

As Eliminatórias da Copa foram paralisadas por causa da pandemia. Os jogos das seleções devem ser retomados em setembro, em formato de partidas duplas em uma semana. O Brasil, de Tite, faz sua estreia contra a Bolívia, em casa. Esse jogo deveria acontecer em Pernambuco, depois passou para o Rio e agora deve ocorrer em São Paulo. Os jogadores que atuam na Europa estão acabando a temporada 2019/20, devem parar por algum tempo e voltar em agosto. Os atletas do Brasil não vão parar mais até o fim dos dois primeiros meses de 2021.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.