Coreia do Norte vai à Copa após empate com a Arábia Saudita

A Coreia do Norte se classificou para a sua primeira Copa do Mundo desde 1966 após empate sem gols com a Arábia Saudita nesta quarta-feira.

REUTERS

17 de junho de 2009 | 18h00

Os norte-coreanos terminaram com 10 em campo e se defendendo de uma onda de ataques, mas aguentaram firme e se juntaram à Coreia do Sul, Austrália e Japão como os quatro classificados asiáticos para a Copa do Mundo 2010 na África do Sul.

A Coreia do Norte terminou como vice-líder do Grupo 2, atrás da Coreia do Sul, enquanto Austrália e Japão conquistaram a vaga para o Mundial no Grupo 1.

A Arábia Saudita, terceira colocada, que tenta sua quinta participação seguida em Copas do Mundo, ficou com uma vaga na repescagem das eliminatórias asiáticas, quando enfrentará o Barein, terceiro no Grupo 1.

As duas seleções se enfrentarão em duas partidas em setembro com o vencedor enfrentando a Nova Zelândia, campeã da eliminatória na Oceania, em outubro e novembro para uma vaga na África do Sul.

Com a Arábia Saudita necessitando de uma vitória para se classificar, os anfitriões partiram para o ataque no início do jogo no Estádio Internacional Rei Fahd.

Os sauditas mantiveram pressão sobre a Coreia do Norte com uma série de chutes a gol mas não conseguiram marcar nenhum, mesmo quando os visitantes ficaram com um jogador a menos quando Kim Yong-jun foi expulso de campo.

A única participação da Coreia do Norte em Copas do Mundo foi em 1966 na Inglaterra, quando chegaram às quartas-de-final.

(Reportagem de Julian Linden em Sydney)

Tudo o que sabemos sobre:
FUTCOREIANCLASSIFICA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.